FEMINILIDADE, GÊNERO E BRINQUEDOS: AS BONECAS DE MODA SOB O OLHAR DO FEMINISMO

  • Gustavo Rodrigues Borin Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruna Lorenza Santos Graduanda em Tecnologia em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Capre Dias Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Patrícia Mellero Machado Cardoso Docente do Programa de Pós-Graduação em têxtil e Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Mestrado

Resumo

Este artigo investiga de que modo as fashion dolls, ou bonecas de moda, refletem e reproduzem discursos sociais relacionados à feminilidade ao longo da história, especialmente à luz das diferentes ondas do feminismo. A partir de uma abordagem qualitativa com base em revisão bibliográfica interdisciplinar, o estudo analisa a evolução simbólica desses objetos desde modelos antigos, como as bonecas romanas e a Bébé Jumeau, até representações contemporâneas como Barbie, Bratz e Creatable World. Os resultados apontam que, embora essas bonecas acompanhem transformações socioculturais e incorporem elementos de diversidade, elas também operam como ferramentas de normatização e reforço de estereótipos de gênero, frequentemente ancoradas em lógicas de consumo e interesses capitalistas. Ao observar como esses brinquedos dialogam com os debates feministas e de gênero em diferentes contextos históricos, o artigo evidencia que as bonecas de moda extrapolam sua função lúdica, atuando como artefatos culturais complexos, capazes de simultaneamente conservar e adaptar discursos sobre o feminino. Conclui-se que esses objetos participam ativamente da construção simbólica de identidades de gênero e da negociação entre ideologias sociais e mercado.

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Publicado
2025-07-14
Seção
Artigos