Dificuldade na noção lógica de conservação de quantidade no estágio pré-operatório

  • Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes Corrêa Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Compreensão de número, noção de conservação, função paterna.

Resumo

O artigo aborda a dificuldade na noção lógica de conservação de quantidade da criança, no estágio pré-operatório. Retoma essa análise presente na investigação de Piaget e Szeminska (1975). Argumenta que, a partir da abordagem lógica do sentido e da referência em Frege (1892), verificamos uma aproximação entre essa abordagem e a análise de Piaget e Szeminska e pensamos que a criança com acesso à noção lógica de conservação de quantidade se encontra sob o primado da referência. Ademais, argumenta que Lacan (1971), a partir da abordagem de Frege, reivindica que a referência é fálica e, nessa direção, podemos pensar que a referida criança, quando aprende a conservar quantidade, está sob o primado da referência fálica que diz da operacionalidade da função paterna. Propõe, nessa direção, que o argumento apresentado por Lacan contribui para a compreensão dessa dificuldade detectada por Piaget. 

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Publicado
2015-09-30
Como Citar
Corrêa, C. R. G. L. (2015). Dificuldade na noção lógica de conservação de quantidade no estágio pré-operatório. Psicologia Em Estudo, 20(3), 341-352. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.24369
Seção
Artigos originais

 

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