O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; ou, como caso especial, é um texto já publicado em periódico estrangeiro e está acompanhado da autorização, com assinatura do editor da revista em que foi originalmente publicado. Segue carta anexada contendo:autorização para o início do processo editorial e de revisão de língua, concessão dos direitos autorais para a revista, assinada por todos os autores, destacando em qual modalidade o texto se encaixa.

    The contribution is original and unpublished and is not being evaluated for publication by another journal; or, as a special case, is a text already published in a foreign journal and is accompanied by the authorization, signed by the publisher of the magazine in which it was originally published. Here is an attached letter containing: authorization for the beginning of the editorial process and revision of the language, granting of copyright to the journal, signed by all authors, highlighting in which modality the text fits.

  • Segue carta atestando a aprovação pelo comitê de ética da instituição, nos termos das Resoluções 466/12 e 510/16, do Conselho Nacional de Saúde, pois meu texto refere-se a pesquisa com seres humanos. Ou, a minha pesquisa não demanda tal exigência.

    A letter stating the approval by the institution's ethics committee, pursuant to Resolutions 466/12 and 510/16, of the National Health Council, since my text refers to research with human beings. Or, my research does not demand such a requirement.

  • O texto está rigorosamente de acordo com as normas da Revista, como: quantidade de páginas de acordo com a modalidade em que se encaixa; espaço duplo; citações adequadas às normas da APA; resumo; as três palavras-chave estão de acordo com a terminologia em Psicologia, disponível em três línguas na BVS-Psi; abstract; keywords; resumem; palabras-clave; título pleno em português, inglês e espanhol; título abreviado em português, inglês e espanhol. Ou, a modalidade do meu texto não exige, resumos e palavras-chave.

    The text is strictly in accordance with the norms of the Journal, such as: number of pages according to the modality in which it fits; double space; cations to APA standards; summary; the three keywords are in agreement with the terminology in Psychology, available in three languages in the VHL-Psi; abstract; keywords; summarize; keywords; full title in Portuguese, English and Spanish; abbreviated title in Portuguese, English and Spanish. Or, the modality of my text does not require summaries and keywords.

  • As referências bibliográficas estão de acordo com as normas da APA, não ultrapassam o limite de 30 (trinta), incluindo neste total até 10% de citações referentes aos próprios autores. Destas, no mínimo 40% do total refere-se aos últimos 5 anos.

    Bibliographical references are in accordance with the APA norms, do not exceed the limit of 30 (thirty), including in this total up to 10% of citations referring to the authors themselves. Of these, at least 40% of the total refers to the last 5 years.

     

  • Observei rigorosamente as normas da Revista e da APA com referência a: notas de rodapé, anexos, figuras, tabelas e gráficos.

    I strictly adhere to the rules of the Journal and APA with reference to: footnotes, annexes, figures, tables and graphs.

  • Não há nunhuma identificação de autoria no texto. Inclusive foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares como as modalidades 1 a 3, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

    There is no identification of authorship in the text. It was even removed from the file and the Properties option in Word, thus guaranteeing the journal's discretion, if submitted for peer evaluation as modalities 1 to 3, according to the instructions available in Ensuring Blind Peer Review.

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto  estão ativos e prontos para clicar.

    All Internet page addresses (URLs) included in the text are active and ready to click.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 3MB)

    The files for submission are in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format (as long as it does not exceed 3MB)

  • Um dos autores possui título de doutor(a).
  • Carta de Compromisso Editorial

Diretrizes para Autores

 

 

Missão

  • Publicar textos originais sobre temáticas na área de Psicologia e nas suas interfaces com as Ciências Humanas e as Ciências da Saúde, problematizando a realidade atual, contribuindo para a prática em Psicologia e promovendo o desenvolvimento teórico. Do ponto de vista metodológico, a revista Psicologia em Estudo publica artigos que se pautem exclusivamente na perspectiva qualitativa. Publica artigos de diferentes abordagens da Psicologia, desde que bem fundamentados teórica e metodologicamente.

 

Serão aceitos textos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Relato de pesquisa: síntese de pesquisa original (mínimo 20 e máximo de 25 laudas);
  • Revisão de Literatura/Estudo teórico: artigos resultantes de elaboração teórica, revisão crítica de bibliografia e/ou temática específica (mínimo 20 e máximo 25 laudas);
  • Relato de experiência profissional: artigo que apresente descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual, que faça o contraponto teoria/prática e indique com precisão as condições de realização da experiência relatada (mínimo 10 e máximo 15 laudas);
  • Debate: matéria de caráter ensaístico, opinativo, sobre temas de polêmica atual ou que se queira propor para polemizar.

Cabem aqui réplicas a matérias anteriormente publicadas. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial e Equipe Executiva (mínimo 10 e máximo 12 laudas);

  • Entrevista: Relato de entrevista realizada com pesquisadores Nacionais e Internacionais de grande relevância científica para a área da Psicologia. A avaliação é realizada pelo Conselho Editorial e Equipe Executiva (mínimo 10 e máximo 15 laudas);
  • Seção Especial: nesta modalidade, de caráter eventual, serão selecionados textos que não se enquadrem nas modalidades previstas no periódico, que tragam contribuição relevante tanto aos leitores quanto à comunidade científica como: relatório de gestão, conferências de autores de renome nacional ou internacional apresentadas em eventos científicos, tradução de artigos ou textos de autores internacionais, que sejam inéditas em língua portuguesa, entre outros definidos pela Equipe Editorial da revista. Os textos desta modalidade são avaliados somente pelo Conselho Editorial e equipe executiva da revista quanto ao seu mérito científico (mínimo 15 e máximo 25 laudas).

Em casos especiais, serão aceitos textos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. Entretanto, nesses casos, o autor deverá apresentar autorização, com assinatura do editor da revista em que o texto tenha sido originalmente publicado, anexada de modo on line, pelo sistema de editoração da Revista.

A Revista Psicologia em Estudo passará a publicar seus artigos nos idiomas português e inglês (bilíngue), a partir do volume 19 número 3.

Portanto, a partir de 01/07/2014 todo artigo que for submetido já se enquadrará nesta resolução, sendo que, uma vez aprovado para publicação, será de responsabilidade do autor a versão para a língua inglesa nos padrões dos tradutores credenciados pela revista. Lembramos também que será publicado apenas um artigo de mesma autoria por ano.

Os textos de autores nacionais serão aceitos em português. Os textos de autores estrangeiros serão aceitos em português, inglês, francês e espanhol, devidamente revisados.

As opiniões emitidas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo por outro periódico. Àqueles que forem aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito, como assinalado anteriormente.

Os artigos submetidos à revista serão apreciados pela equipe editorial e caso aprovados serão encaminhados para avaliadores(as) ad hoc, que devem apontar ausência de conflito de interesse na avaliação cega (blind review). Maiores detalhes na seção "Políticas Editoriais".

Os pareceres emitidos pelos consultores contêm justificativas que podem sugerir a aprovação para publicação sem alterações, a aprovação para publicação com recomendações de alterações ou a não recomendação de publicação. Aos membros do Equipe Editorial, após a apreciação reformulada, cabem as decisões finais sobre os manuscritos, inclusive quanto à necessidade de novas reformulações. O Conselho Editorial reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo editorial.

É obrigatório aos autores o envio da Carta de Compromisso Editorial, devidamente assinada, na qual os autores assumem o compromisso e responsabilidade de emitirem dois pareceres/avaliações a manuscritos direcionados, via sistema OJS, pela revista Psicologia em Estudo. Além disso, se comprometem a ofertar o nome e dados de três possíveis pareceristas (seguindo diretrizes dispostas nessa mesma carta). 

Acesso ao modelo da Carta comprometimento dos autores via link: https://drive.google.com/drive/folders/1844Jk1nZLCEHF_aMSEigBgvIXiwjaYeo?usp=sharing

No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, nos termos das Resoluções 466/2012 e 510-2016 CNS, a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos. Como condição de submissão, um(a) dos(as) autores(as) deve possuir o título de doutor(a).

Os autores não são submetidos a uma taxa de submissão de artigos ou de avaliação dos mesmos. 

 
 

Apresentação dos manuscritos

 

Psicologia em Estudo adota as normas de publicação da APA (Publication Manual of the American Psychological Association/ 6ª edição, 2010).

 Disponível em: http://www.apastyle.org/. Observação: Se uma citação ou trecho de entrevista compreende menos do que 40 palavras, incorpore-a ao texto e a coloque entre aspas duplas. Caso compreenda 40 ou mais palavras, apresente-a em um bloco de texto separado e omita as aspas. 

Depois de adequados às normas, os textos originais deverão ser submetidos eletronicamente pelo site www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud , em editor de texto Word for Windows 6.0 ou posterior, em espaço duplo (em todas as partes do manuscrito), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, não excedendo o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere. A configuração da página deverá ser A4, com formatação de 2,54cm para as margens superior e inferior, esquerda e direita. Não utilizar o recurso “revisor automático – controlar alterações” do Word.

Todo e qualquer texto encaminhado de modo on line à Revista deve ser acompanhado de carta assinada por todos os autores (ver modelo abaixo), onde esteja explicitada a intenção de submissão ou nova submissão do trabalho a publicação. Esta carta deve conter, ainda, autorização para reformulação de linguagem, se necessária para atender aos padrões da Revista. Em caso de texto de autoria múltipla, serão aceitos no máximo seis autores. Em caso de mais de quatro autores,  recomendação a inclusão de uma nota ao final do manuscrito indicando a contribuição de cada um.

Todos os documentos complementares devem ser anexados pelo sistema eletrônico de editoração, em arquivo do Word.

É importante destacar que o total dos arquivos encaminhados eletronicamente não podem ultrapassar 3MB e no arquivo no qual estará contido o texto não pode haver nenhum tipo de identificação, nem mesmo nas propriedades do Word, para garantir a avaliação blind review.

A apresentação dos textos deve atender a seguinte ordem:

 l.   Folha de rosto contendo:

Título pleno em português, entre 10 e 12 palavras.

Sugestão de título abreviado em português, para cabeçalho, não devendo exceder 4 palavras.

Título pleno em inglês, compatível com o título em português.

Título pleno em espanhol, compatível com o título em português.

Sugestão de título abreviado em português, inglês e espanhol.

 2. Folha(s) contendo:

-    Resumo, em português.

Todos os textos inclusos nas categorias de 1 a 3 devem conter resumos com 150 a 250 palavras. As demais categorias dispensam resumos. Ao resumo devem seguir 3 palavras-chave (A primeira iniciando com letra maiúscula e as demais em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).

- Abstract and keywords, tradução do resumo e das palavras-chave em inglês.

- Resumen y palabras clave, tradução do resumo e das palavras-chave em espanhol.

 3.  Anexos e/ou Apêndices, apenas quando contiverem informação original importante, ou destaque indispensável para a compreensão de alguma seção do texto. Recomenda-se evitar anexos e apêndices.

 4.  Folha contendo títulos de todas as figuras, numeradas conforme indicado no texto.

 5. As figuras, tabelas e os gráficos deverão, além das instruções específicas a seguir, considerar que: serão aceitos o total de no máximo 5 (cinco), considerando-se a somatória dessas categorias.

 6.  Figuras, incluindo legenda, uma por página em papel, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em sequência às referências bibliográficas. Para assegurar qualidade de reprodução as figuras contendo desenhos deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia (resolução mínima de 300 dpi). Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 11,5 cm para figuras, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso redução seja necessária.

 7. Tabelas, incluindo título e notas, devem ser apresentadas uma por página, colocadas ao término do texto, no mesmo arquivo, em sequência às referências bibliográficas. Na publicação a tabela não poderá exceder 11,5 cm de largura x 17,5 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s). Para mais detalhamentos, especialmente em casos não contemplados nestas Normas o manual da APA deve ser consultado.

 8. Texto deverá apresentar: introdução, método, resultados e discussão e, considerações finais/conclusão – não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens. As notas de rodapé (no máximo 5 em todo o trabalho), se imprescindíveis, deverão ser colocadas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. Não utilizar os termos apud, op. cit., id., ibidem e outros (eles não fazem parte das normas da APA).

 9.  Referências não devem ultrapassar o limite de 30 (trinta), incluindo neste total até 10% de citações referentes aos próprios autores. No mínimo, 40% do total devem referir-se aos últimos 5 anos. Salvo justificativa, estes limites serão revistos pelo Conselho Editorial, por exemplo, nos casos de artigos de revisão histórica. Alertamos os autores que a atualização do texto será avaliada pelos consultores

 OBS. Apenas a folha de rosto não é contabilizada no total de laudas do artigo.

Na seção Referências, qualquer que seja o número de autores, todos devem ser relacionados.

 

Orientações quanto às Referências


Utilize espaço simples nessa seção, com espaço duplo para separá-las. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores. Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo aos mais recentes desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

A segunda linha de cada referência deve ser recuada em 5 espaços (no Word, formate parágrafo com deslocamento de 0,68 cm). Revise as normas da revista, cuidadosamente, antes de preparar sua lista. Observe que os sobrenomes dos autores são colocados apenas com a primeira letra em maiúsculo.

Fundamental consultar a síntese das normas da APA referidas no início das instruções, antes de submeter o texto. Utilize como apoio o Checklist. Os artigos que não estiverem RIGOROSAMENTE dentro das normas da revista serão arquivados no sistema pelos editores responsáveis pela análise preliminar e os autores serão notificados.

Revisão final

Antes de enviar os manuscritos para publicação, o Editor enviará uma prova online para a revisão dos autores. Esta revisão deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista. Caso os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova.
Endereço eletrônico para encaminhamento dos artigos:

www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud
Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Psicologia. BCE – Biblioteca Central, térreo, sala 01.
Revista Psicologia em Estudo
Informações:
Fone/fax: (0xx44) 3011-4502
E-mail: revpsi@uem.br

 

 

Modelo de carta de encaminhamento

Encaminhamos à Revista Psicologia em Estudo para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa, Estudo teórico, Relato de experiência, Resenha, Debate).
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação.
Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista Psicologia em Estudo.

Atenciosamente,
Nomes
assinaturas de todos os autores

CONFLITO DE INTERESSES

São considerados potenciais conflitos de interesse, quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando baseado em tese ou dissertação, solicitamos aos autores que indiquem o nome do autor, título, ano, nome do programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada.

Os autores devem indicar no manuscrito todo o apoio financeiro recebido de entidades comerciais ou privadas, organização nacional ou internacional, ou organismo de apoio à pesquisa para subsidiar os custos do estudo que deu origem ao artigo submetido para avaliação.

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. O manuscrito é apreciado por dois pareceristas que não apresentem conflito de interesse com a pesquisa, autores ou financiadores do estudo

Checklist

 

Antes de enviar seu texto

  • faça uma revisão cuidadosa das normas, do idioma, dos descritores e das exigências da revista;
  • solicite a um colega de área que faça uma apreciação prévia de seu texto para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais eficiente.

Verifique, então, os seguintes itens

Primeira submissão

  • Carta de encaminhamento assinada por todos os autores, destacando em qual modalidade o texto se encaixa e contendo:

( ) autorização para o início do processo editorial e de revisão de língua, caso necessário;

( ) concessão dos direitos autorais para a revista; e,

( ) compromisso de respeito a todos os aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico.

  • Carta de aprovação pelo comitê de ética.

( ) Carta atestando a aprovação pelo comitê de ética da instituição, quando se tratar de pesquisa com seres humanos.

  • Arquivo contendo o texto, seguindo as normas de publicação, revisados CUIDADOSAMENTE:

( ) espaço duplo
( ) Citações adequadas às normas
( ) Adequação das referências à APA.
( ) resumo
( ) palavras-chave
( ) abstract
( ) keywords
( ) resumem
( ) palabras clave
( ) título pleno em português, inglês e espanhol
( ) título abreviado em português, inglês e espanhol
( ) Notas e Anexos (se inevitáveis)
( ) Figuras e Tabelas no final do texto, após as referências.
Obs. As modalidades Resenha, Debate e Entrevista dispensa Resumo e palavras-chave.

Texto reformulado

( ) Carta de encaminhamento especificando alterações feitas e justificando aquelas não efetuadas.

( ) Arquivo com o texto em que as reformulações estão destacadas em outra cor ou grifadas.

  • solicite a um colega de área que faça uma apreciação prévia de seu texto para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais eficiente.

Verifique, então, os seguintes itens

Primeira submissão

  • Carta de encaminhamento assinada por todos os autores, destacando em qual modalidade o texto se encaixa e contendo:

( ) autorização para o início do processo editorial e de revisão de língua, caso necessário;

( ) concessão dos direitos autorais para a revista; e,

( ) compromisso de respeito a todos os aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico.

  • Carta de aprovação pelo comitê de ética.

( ) Carta atestando a aprovação pelo comitê de ética da instituição, quando se tratar de pesquisa com seres humanos.

  • Arquivo contendo o texto, seguindo as normas de publicação, revisados CUIDADOSAMENTE:

( ) espaço duplo

( ) Citações adequadas às normas

( ) Adequação das referências à APA.

( ) resumo

( ) palavras-chave

( ) abstract

( ) keywords

( ) resumem

( ) palabras-clave

( ) título pleno em português, inglês e espanhol

( ) título abreviado em português, inglês e espanhol

( ) Notas e Anexos (se inevitáveis)

( ) Figuras e Tabelas no final do texto, após as referências.

Obs. Apenas a modalidade Debate e Entrevista dispensa Resumo e palavras-chave.

Texto reformulado

( ) Carta de encaminhamento especificando alterações feitas e justificando aquelas não efetuadas.

( ) Arquivo com o texto em que as reformulações estão destacadas em outra cor ou grifadas.

 

To publish original texts on themes in the area of Psychology and its interfaces with the Human Sciences and Health Sciences, problematizing the current reality, contributing to the practice in Psychology and promoting theoretical development. From the methodological point of view, the journal Psychology in Study publishes articles that are based exclusively on the qualitative perspective.

 

The articles submitted to the journal will be evaluated by the editorial team and if approved, will be sent to ad hoc evaluators, who should indicate no conflict of interest in the blind review. Further details in the “Editorial Policies” section. The opinions issued by the evaluators contain justifications that may suggest approval for publication without changes, approval for publication with recommendations for changes or may not recommend publication. Editorial board members, after the reformulated revision, have final decisions on manuscripts, including the need for further reformulations. The Editorial Board reserves the right to make minor modifications to the authors’ text to expedite the editorial process.

 

Form and preparation of manuscripts

Original texts that fall into the following categories will be accepted:

 

- Research report: synthesis of original research (minimum 20 and maximum of 25 pages);

- Literature Review/Theoretical study: articles resulting from theoretical elaboration, critical review of literature and/or specific theme (minimum 20 and maximum 25 pages);

- Report of professional experience: article describing individual or collective experience of a punctual intervention proposal, which makes the theory/practice counterpoint and accurately indicate the conditions for the accomplishment of the reported experience (minimum 10 and maximum 15 pages);

- Debate: essayistic, opinionated article on topics of current controversy or that one wants to propose to polemic. Replies to previously published material may be found here. The evaluation is carried out by the Editorial Board and Executive Team (minimum 10 and maximum 12 pages);

- Interview: Interview report with National and International researchers of great scientific relevance for the area of Psychology. The evaluation is carried out by the Editorial Board and Executive Team (minimum 10 and maximum 15 pages);

- Special section: in this modality, of an eventual character, texts not included in the modalities foreseen in the journal will be selected, that bring relevant contribution both to the readers and to the scientific community as: management report, conferences of authors of national or international relevance presented in scientific events, translation of articles or texts of international authors, which are unpublished in Portuguese language, among others defined by the Editorial Team of the journal. The texts of this modality are evaluated only by the Editorial Board and executive team of the journal regarding its scientific merit (minimum 15 and maximum 25 pages).

In special cases, texts that have already been published in foreign journals, subject to the same evaluation of unpublished originals, will be accepted. However, in such cases, the author must submit an authorization, with the signature of the editor of the journal in which the text was originally published, attached online, by the publishing system of the Journal.

            After adapted to the norms, the original texts should be submitted electronically at the site www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud, in text editor Word for Windows 6.0 or later version, double-spaced (everywhere of the manuscript) in Times New Roman font, size 12, not exceeding the number of pages appropriate to the category of the work. The page layout should be A4, with a 2.54cm formatting for the top and bottom, left and right margins. Do not use the “AutoCorrect - Track Changes” feature of Word.

The figures, tables and graphs must, in addition to the specific instructions below, consider that: a maximum of five (5) will be accepted, considering the sum of these categories.

Figures, including legend, one per page in paper, placed at the end of the text, in the same file, in sequence to the references. To ensure quality reproduction, the figures containing drawings must be submitted with high-quality (300 dpi minimum resolution). As the published version cannot exceed the width of 11.5 cm for figures, the author must take care that the subtitles maintain reading quality, if reduction is necessary.

Tables, including title and notes, must be presented one per page, placed at the end of the text, in the same file, following the references section. In the publication, the table cannot exceed 11.5 cm wide x 17.5 cm long. The length of the table should not exceed 55 rows, including title and footnote(s). For further details, especially in cases not included in these Guidelines, the APA manual should be consulted.

Any text submitted online to the Journal must be accompanied by a letter signed by all authors (see the template below), where the intent of submission or new submission of the work to the publication is made explicit. This letter must also contain authorization for reformulation of language, if necessary to meet the standards of the Journal. In the case of multiple authored text, a maximum of six authors will be accepted. In case of more than four authors, it is necessary to include a note at the end of the manuscript indicating the contribution of each. It is important to note that the total of the files sent electronically cannot exceed 3MB and in the file containing the text there can be no identification, not even in Word properties, to guarantee the blind review evaluation.

Use single space in the references section, with double space to separate them. References should be cited in alphabetical order by surnames of the authors. In cases of reference to multiple studies by the same author, use chronological order, that is, from the oldest to the most recent study of this author. Author names should not be replaced by dashes. For more information, consult APA manual (6th edition).

 

- Presentation of manuscripts

The presentation of the texts should obey the following order:

 

l. Cover sheet containing:

Full title in Portuguese, between 10 and 12 words.

Suggested short title in Portuguese, for header, not to exceed 4 words.

Full title in English, compatible with the title in Portuguese.

Full title in Spanish, compatible with the title in Portuguese.

Suggested short title in Portuguese, English and Spanish.

 

2. Sheet(s) containing:

- Abstract, in Portuguese.

All texts included in categories 1 to 3 must contain abstracts of 150 - 250 words. The other categories do not require abstracts. After the abstract, 3 keywords (the first beginning with a capital letter and the others starting with lowercase letters separated by a semicolon). The keywords must be included in the BVS-PSI database http://newpsi.bvs-psi.org.br/cgi-bin/wxis1660.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&lang=P&base=TERMINOLOGIA

- Abstract and keywords, translation of abstract and keywords in English.

- Abstract and keywords, translation of abstract and keywords in Spanish.

 

3. Annexes and/or Appendices, only when they contain important original information, or indispensable prominence for understanding some section of the text. It is recommended to avoid annexes and appendices.

 

4. Sheet containing titles of all figures, numbered as indicated in the text.

 

5. The figures, tables and graphs must, in addition to the specific instructions below, consider that: a maximum of five (5) will be accepted, considering the sum of these categories.

 

6. Figures, including legend, one per page in paper, placed at the end of the text, in the same file, in sequence to the references section. To ensure quality reproduction, the figures containing drawings must be submitted in high-quality (300 dpi minimum resolution). As the published version cannot exceed the width of 11.5 cm for figures, the author must take care that the subtitles maintain reading quality, if reduction is necessary.

 

7. Tables, including title and notes, must be presented one per page, placed at the end of the text, in the same file, following the references section. In the publication, the table cannot exceed 11.5 cm wide x 17.5 cm long. The length of the table should not exceed 55 rows, including title and footnote(s). For further details, especially in cases not included in these Guidelines, the APA manual should be consulted.

 

8. Text should present: introduction, method, results and discussion and, final considerations/conclusion - it is not mandatory to use these terms as items. Footnotes (maximum 5 in all work), if necessary, should be placed at the foot of the pages, ordered by Arabic numerals which should appear immediately after the text segment to which the note refers. Suggested places for insertion of figures and tables should be indicated in the text. Do not use the terms apud, op. cit., id., ibidem and others (they are not part of the APA standards).

 

9. References should not exceed the limit of thirty (30), including in this total up to 10% of citations referring to the authors themselves. At least 40% of the total must refer to the last 5 years. Unless justified, these limits will be revised by the Editorial Board, for example, in the cases of articles of historical revision. We caution the authors that the text update will be evaluated by the evaluators.

 

OBS. Only the cover sheet is not counted in the total of the article’s pages.

 

Cover letter template

I/We wish to submit the text titled (title of the text) that is about (Research report, Theoretical study, Report of experience, Review, Debate) for appreciation and possible publication by the journal Psychology in Study.

I/We declare that the present work is unpublished and original, has strictly followed all ethical procedures and is not currently under consideration for publication elsewhere.

I/We authorize the reformulation of language, if necessary to meet the standards of the Journal Psychology in Study.

 

Best regards,

Names

Signatures of all authors

 

Submission of manuscripts

The manuscripts must be submitted through the electronic address of the journal

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/about/submissions#onlineSubmissions


 

Revisão de Literatura/Estudo teórico

Artigos com limite de 20 a 25 páginas, resultantes de elaboração teórica, revisão crítica de bibliografia e/ou temática específica. Articles with a limit of 20 to 25 pages, resulting from theoretical elaboration, critical review of bibliography and / or specific themes

Relato de Pesquisa

Artigos com limite de 20 a 25 páginas, que apresentem síntese de pesquisa original. Articles with a limit of 20 to 25 pages, presenting original research synthesis.

Relato de Experiência

Artigo com limite de 10 a 15 páginas que apresente descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção pontual, que faça o contraponto teoria/prática e indique com precisão as condições de realização da experiência relatada; Article with a limit of 10 to 15 pages that presents a description of individual or collective experience of a proposal for punctual intervention, that makes the counterpoint theory / practice and indicate with precision the conditions of accomplishment of the reported experience;

Debate

Matéria de caráter ensaístico, opinativo, sobre temas de polêmica atual ou que se queira propor para polemizar. Cabem aqui réplicas a matérias anteriormente publicadas, com limite de 10 a 12 páginas. Não é necessário resumo e palavras-chave. Matter of essayistic, opinionated character, on themes of current polemic or that one wants to propose to polemic. Replicas are kept here for previously published material, with a limit of 10 to 12 pages. No summary and keywords required.

Entrevista

Relato de entrevista realizada com pesquisadores Nacionais e Internacionais de grande relevância científica para a área da Psicologia. Limitado entre 10 e 15 páginas. Não é necessário resumo e palavras-chave. Interview report with National and International researchers of great scientific relevance to the area of Psychology. Limited between 10 and 15 pages. No summary and keywords required.

Seção Especial

Nesta modalidade, de caráter eventual, serão selecionados textos que não se enquadrem nas modalidades previstas no periódico, que tragam contribuição relevante tanto aos leitores quanto à comunidade científica como: relatório de gestão, conferências de autores de renome nacional ou internacional apresentadas em eventos científicos, tradução de artigos ou textos de autores internacionais, que sejam inéditas em língua portuguesa, entre outros definidos pela Equipe Editorial da revista. Os textos desta modalidade são avaliados somente pelo Conselho Editorial e equipe executiva da revista quanto ao seu mérito científico (mínimo 15 e máximo 25 laudas). in this modality, of eventual character, will be selected texts that do not fit in the modalities foreseen in the journal, that bring relevant contribution both to the readers and the scientific community as: management report, conferences of authors of national or international renown presented at scientific events, translation of articles or texts by international authors, which are unpublished in Portuguese, among others defined by the Editorial Team of the journal. The texts of this modality are evaluated only by the Editorial Board and executive team of the magazine regarding its scientific merit (minimum 15 and maximum 25 pages).

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