Vigotski e a filosofia da linguagem humboldtiana: Um diálogo interdisciplinar

  • Arthur Venuto Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carlos Henrique de Souza Gerken Universidade Federal de São João del-Rei
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural, pensamento, linguagem.

Resumo

O presente artigo busca recuperar parte do contexto dialógico no qual Vigotski construiu sua teoria sobre a relação entre pensamento e linguagem. Nesse contexto, discutimos a forma a partir da qual Vigotski trabalhou duas questões centrais da filosofia da linguagem humboldtiana: a origem da linguagem e a relação entre linguagem e concepção de mundo. A análise desses aspectos permitiu demarcar um universo dialógico interdisciplinar entre Vigotski e Humboldt, indicando zonas de aproximação e de afastamento entre as perspectivas desses autores. Consideramos que a psicologia histórico-cultural de Vigotski, fundamentada no materialismo histórico dialético, promove uma inversão dialética na filosofia da linguagem de Humboldt, ressaltando uma compreensão da linguagem como prática social objetivada. Assim, é possível indicar que a perspectiva vigotskiana acerca da origem da linguagem e da construção de uma concepção de mundo representa uma superação dialética em relação às proposições de Humboldt, uma vez que considera a linguagem um elemento concreto e objetivo, que se modifica no devir histórico e guarda estreitas relações com a base material da qual é proveniente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Venuto, Universidade Federal de São João del-Rei
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (PPG-PSI/UFSJ)
Carlos Henrique de Souza Gerken, Universidade Federal de São João del-Rei
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Referências

Bertau, M. C. (2011). Language for the Other: Constructing cultural-historical psycholinguistics. Activity Theory – Journal of activity-theoretical research in Germany, 5, 13-49.

Cassirer, E. (1923/2001). A Filosofia das Formas Simbólicas I - A Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Duarte, N. (2000). A Anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, 21(71), 79-115.

Friedrich, J. (2012). Lev Vigotski – Mediação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas: Mercado de Letras.

Gouvêa, M. C. S. & Gerken, C. H. (2005). Vigotski e a teoria sócio-histórica. In: Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica.

Hardcastle, J. (2009). Vygotsky’s enlightenment precursors. Educational Review, 61(2), 181-195.

Humboldt, W. V. (1836/1990). Sobre la diversidad de la estrutura del lenguaje humano y su influencia sobre el desarollo espiritual de la humanidad. Barcelona: Anthropos.

Humboldt, W. v. (1836/1999). On language: On the diversity of human language construction and it's influence on the mental development of the human species. Cambridge: Cambridge University Press.

Jahoda, G. (1992). Encrucijadas entre la cultura y la mente - Continuidades y cambio em las teorías de la naturaleza humana. Madrid: Visor.

Kozulin, A. (1990). La psicología de Vygotsky. Madrid: Alianza.

Lafont, C. (1993). La razón como lenguaje - Una revisión del 'giro linguístico' em la filosofia del lenguaje alemana. Madrid: Visor.

Losonsky, M. (1999). Prefácio. In: W. v. Humboldt, On language: On the diversity of human language construction and it's influence on the mental development of the human species.Cambridge: Cambridge University Press.

Marcondes, D. (2001). A linguagem e as ciências humanas. In: D. Marcondes, Filosofia, linguagem e comunicação. São Paulo: Cortez.

Marcondes, D. (2010). Textos básicos de linguagem. De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar.

Markova, I. (1983). The origin of the social psychology of language in german expressivism. British Journal of Social Psychology, 22(4), 315-325.

Milani, S. E. (2012). Aspectos historiográficos-linguísticos do século XIX - Humboldt, Whitney e Saussure. Jundiaí: Paco Editorial.

Mueller-Vollmer, K. (2011). “Wilhelm von Humboldt”. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Ed. Edward N. Zalta. Disponível em: http://plato.stanford.edu/archives/fall2011/entries/wilhelm-humboldt

Nicolopoulou, A. & Weintraub, J. (1996). On liberty, cultural relativism ad development: a commentary on Van der Veer’s “The concept of culture in Vygotsky thinking”. Culture & Psychology, 03(02), 273-285.

Prestes, Z. (2010). Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovich no Brasil – Repercussões no campo educacional. Tese de doutorado. Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Prestes, Z. & Tunes, E. (2012). A trajetória das obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Estudos de Psicologia, 29(3), 327-340.

Robins, R. H. (1967). Pequena História da Linguística. São Cristóvão: Ao Livro Técnico.

Romanelli, Nancy. (2011). A questão metodológica na produção vigotskiana e a dialética marxista. Psicologia em Estudo, 16(2), 199-208.

Taylor, C. (1985). Human agency and language. Cambridge: Cambridge University Press.

Valverde, J. M. (1954). Guillermo de Humboldt y la filosofia del lenguaje. Madrid: Editorial Gredos.

Van der Veer, R. (1996). The concept of culture in Vygotsky's thinking. Culture & Psychology, 2, 247-263.

Veresov, N. (1999). Undiscovered Vygotsky: Etudes on the pre-history of cultural-historical psychology. Frankfurt: Peter Lang

Vigotski, L. S. (1931/2001). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: Obras Escogidas Tomo III. Madrid: Visor.

Vigotski, L. S. (1934/1993). Pensamiento y lenguaje. Madrid: Visor.

Vigotski, L. S. (1934/2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (1965/1999). Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (1982/2004). O significado histórico da crise na psicologia. In: L. S. Vigotski, Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes.

Wertsch, J. (2007). Mediation. In: H. Daniels, M. Cole, & J. V. Wertsch (Orgs), The Cambridge companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press.

Wertsch, J. (2000). Vygotsky's two minds on the nature of meaning. In: C. D. Lee, & P. Smagorinsky, Vygotskian Perspectives on Literacy Research. Cambridge: Cambridge University Press.

Zanella, A. V.; Reis, A. C.; Titon, A. P.; Urnau, L. C. & Dassoler, R. T. (2007). Questões de método em textos de Vygotski: Contribuições à pesquisa em psicologia. Psicologia & Sociedade, 19(2), 25-33.

Zinchenko, W. (2007). Thought and word: The approaches of L. S. Vygotsky and Gustav Shpet. In: H. Daniels, M. Cole, & J. V. Wertsch (Orgs), The Cambridge companion to Vygotsky. Cambridge: Cambridge University Press.

Publicado
2016-04-05
Como Citar
Venuto, A., & Gerken, C. H. de S. (2016). Vigotski e a filosofia da linguagem humboldtiana: Um diálogo interdisciplinar. Psicologia Em Estudo, 20(3), 483-493. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v20i3.24907
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus