“ELE ME DEIXAVA ESPECIAL”: AMIGOS IMAGINÁRIOS, SUAS FUNÇÕES E ATITUDES PARENTAIS
Resumo
Os amigos imaginários são uma forma elaborada de faz de conta, tão presentes no cotidiano de seus criadores que eles podem, inclusive, assumir a função de companhia. As características dessas criações de fantasia, assim como as suas possíveis funções, foram investigadas em uma amostra de 18 crianças entre seis e sete anos (M = 85 meses, DP = 4,82; variação = 76 – 94 meses; 10 meninas e 8 meninos) que possuíam amigos imaginários. Essas crianças foram participantes de um estudo mais abrangente que comparou o desenvolvimento sociocognitivo e da linguagem de crianças com (n = 18) e sem amigos imaginários (n = 22). A fim de investigar as atitudes parentais em relação ao fenômeno, os responsáveis pelos participantes (de ambos os grupos) do primeiro estudo foram convidados a participar, sendo que 11 (10 mães e 1 avó) aceitaram o convite. As características reportadas dos amigos imaginários foram diversas (i.e., aparência física, tipo, idade, há quanto tempo são amigos) e as suas funções estavam associadas a diferentes necessidades, como companhia, diversão ou conforto emocional. Embora a maioria dos responsáveis tenha associado o fenômeno ao exercício da imaginação, alguns acreditavam que a experiência poderia representar problemas, como, por exemplo, a perda de contato com a realidade, ou a influência de entidades maléficas. Os achados da presente pesquisa são consistentes com os estudos internacionais. Espera-se que esses resultados possam contribuir para o avanço dessa linha de investigação no país.
Downloads
Referências
Bittencourt, C. M., & Blanco, D. C. (1996). O amigo imaginário na percepção das mães. Psico, 27(2), 139-151.
Davis, P. E., Meins, E., & Fernyhough, C. (2014). Children with imaginary companions focus on mental characteristics when describing their real-life friends. Infant and Child Development, 23, 622-633.
Gleason, T. R. (2002). Social provisions of real and imaginary relationships in early childhood. Developmental Psychology, 38 (6), 979–992. doi: 10.1037/0012- 1649.38.6.979
Gleason, T. (2004). Imaginary companions and peer acceptance. International Journal of Behavioral Development, 28(3), 204-209. doi: 10.1080/01650250344000415
Gleason, T., & Kalpidou, M. (2014). Imaginary companions and young children's coping and competence. Social Development, n/a-n/a. doi: 10.1111/sode.12078
Harris, P. L. (2000). The work of the imagination. Oxford: Blackwell.
Harter, S., & Chao, C. (1992). The role of competence in children’s creation of imaginary friends. Merrill-Palmer Quarterly, 38, 350–363.
Hoff, E. V. (2005a). A friend living inside me – The forms and functions of imaginary companions. Imagination, Cognition and Personality, 24, 151-189. doi: 10.2190/4M9J-76M2-4Q4Q-8KYT
Hoff, E. V. (2005b). Imaginary companions, creativity, and self-image in middle childhood. Creativity Research Journal, 17(2-3), 167-180. doi: 10.1080/10400419.2005.9651477
Jellesma, F., & Hoffenaar, P. (2013). Parental website-descriptions of children's imaginary companions. Psychologica Belgica, 53(1), 117. doi: 10.5334/pb-53-1-117
Landis, J. R., & Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, 33, 159-174.
Lillard, A., Lerner, M., Hopkins, E., Dore, R., Smith, E., & Palmquist, C. (2013). The impact of pretend play on children's development: A review of the evidence. Psychological Bulletin, 139(1), 1-34. doi: 10.1037/a0029321
Majors, K. (2013). Children's perceptions of their imaginary companions and the purposes they serve: An exploratory study in the United Kingdom. Childhood, 20(4), 550-565. doi: 10.1177/0907568213476899
Manosevitz, M., Prentice, N., & Wilson, F. (1973). Individual and family correlates of imaginary companions in preschool children. Developmental Psychology, 8, 72– 79.
McInnis, M. A., Pierucci, J. M, & Gilpin, A. T. (2013). Investigating valence and autonomy in children’s relationships with imaginary companions. International Journal of Developmental Science, 7, 151–159. doi: 10.3233/DEV-130123
Motoshima, Y., Shinohara, I., Todo, N., & Moriguchi, Y. (2014). Parental behaviour and children's creation of imaginary companions: A longitudinal study. European Journal of Developmental Psychology, 11(6), 716-727. doi: 10.1080/17405629.2014.932278
Mottweiler, C., & Taylor, M. (2014). Elaborated role-play and creativity in preschool age children. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 8(3), 277-286. doi: 10.1037/a0036083
Sadeh, A., Hen-Gal, S., & Tikotzky, L. (2008). Young children's reactions to war- related stress: a survey and assessment of an innovative intervention. Pediatrics, 121, 46-53. doi: 10.1080/01650250344000415
Singer, J. L. (1961). Imagination and waiting ability in young children. Journal of Personality, 29, 396-413.
Smith, E. D., & Lillard, A. S. (2012). Play on: Retrospective reports of the persistence of pretend play into middle childhood. Journal of Cognition and Development, 13(4), 524-549. doi: 10.1080/15248372.2011.608199
Taylor, M. (1999). Imaginary companions and the children who create them. Melbourne: Oxford University Press.
Taylor, M., & Aguiar, N. R. (2013). How real is the imaginary? The capacity of high-risk to gain comfort from imaginary relationships. In M. R. Banaji & S. A. Gelman (Eds.), Navigating the social world: What infants, children, and other species can teach us (pp. 113-116). New York, NY: Oxford University Press.
Taylor, M., & Carlson, S. M. (1997). The relation between individual differences in fantasy and theory of mind. Child Development, 68 (3), 436-455. doi: 10.1111/j.1467-8624.1997.tb01950.x
Taylor, M., & Carlson, S. M. (2000). The influence of religious beliefs on parental attitudes about children’s fantasy behavior. In K. S. Rosengreen, C. N.Johnson & P. L. Harris (Eds.), Imagining the impossible: Magical, scientific, and religious thinking in children (pp. 227-245). Cambridge: Cambridge University Press. doi: 10.1017/CBO9780511571381.010
Taylor, M., Carlson, S. M., & Shawber, A. B. (2008). Autonomy and control in children’s interactions with imaginary companions. In I. Roth (Ed.), Imaginative minds (pp. 80- 100). Cambridge: Cambridge University Press.
Taylor, M., Cartwright, B. S., & Carlson, S. M. (1993). A developmental investigation of children’s imaginary companions. Developmental Psychology, 29, 276-285. doi: 10.1037/0012-1649.29.2.276
Taylor, M., Hulette, A. C., & Dishion, T. J. (2010). Longitudinal outcomes of young high-risk adolescents with imaginary companions. Developmental Psychology, 46, 1632-1636. doi: 10.1037/a0019815
Taylor, M., Shawber, A. B., & Mannering, A. M. (2009). Children’s imaginary companions: What is it like to have an invisible friend? In K. D. Markman, W. M. P. Klein & J. A. Suhr (Eds.), Handbook of imagination and mental simulation (pp. 211–224). New York, NY: Psychology Press.
Velludo, N. B. (2014). A criação de amigos imaginários: Um estudo com crianças brasileiras. (Dissertação de mestrado). Acesso via Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de São Carlos.
Velludo, N. B., & Souza, D. H. (2015). A criação de amigos imaginários: Uma revisão de literatura. Psico, 46(1), 25-37. doi: 10.15448/1980-8623.2015.1.16406
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.