ÁLCOOL E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES CONJUGAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO COM CASAIS

  • Marianne Ramos Feijó Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Regina Noto Universidade Federal de São Paulo
  • Eroy Aparecida da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Danilo Polverini Locatelli Universidade Federal de São Paulo
  • Mário Lázaro Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Carla Ferreira de Paula Gebara Universidade Católica de Petrópolis
Palavras-chave: Violência, abuso de álcool, casamento.

Resumo

Este estudo qualitativo descritivo objetivou compreender a relação entre o consumo de álcool e a expressão da violência no relacionamento de casais compostos por pelo menos um cônjuge dependente do álcool. Foram realizadas entrevistas com uso de roteiro semiestruturado com dez casais, posteriormente transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Todos os casais relataram violência conjugal, atrelada ao uso de álcool. A violência, principalmente verbal e física, foi protagonizada por ambos os cônjuges e agravada com o tempo e com o aumento da quantidade de ingestão de álcool. Foram relatadas outras dificuldades relacionais e de trabalho, associadas ao uso contínuo do álcool, além de histórico de uso de substâncias e de violência nas famílias de origem dos participantes. Este estudo evidenciou a complexidade e a dinâmica da violência conjugal, associada à dependência de álcool, que deve ser considerada em programas de prevenção, redução de danos ou outras intervenções e encaminhamentos do casal enquanto um sistema que demanda atenção integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marianne Ramos Feijó, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Unesp, câmpus de Bauru. Pós-doutorada pelo Departamento de Psicobiologia-UNIFESP. Membro do grupo de pesquisa CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)".
Ana Regina Noto, Universidade Federal de São Paulo
Psicóloga, Doutora em Psicobiologia (Unifesp), Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora da AFIP e Líder do NEPSIS/Unifesp.
Eroy Aparecida da Silva, Universidade Federal de São Paulo
Psicóloga, Psicoterapeuta Familiar e Comunitária,  Doutora em Ciências, Departamento de Psicobiologia-Unifesp. Coordenadora da Clinica Escola -Unidade de Dependência de Drogas-Unidade de Dependência de Drogas-Departamento de Psicobiologia-Unifesp.
Danilo Polverini Locatelli, Universidade Federal de São Paulo
Pesquisador da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) - Unifesp.
Mário Lázaro Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Psicólogo, Doutor em Psicologia (FFCLRP/USP), Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Unesp/Bauru. Líder do grupo de pesquisa CNPq/Unesp “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)"
Carla Ferreira de Paula Gebara, Universidade Católica de Petrópolis
Professora Adjunta dos cursos de Graduação e Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia (Unifesp). Mestre em Psicologia e Psicóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora colaboradora do NEPSIS/UNIFESP e do NEVAS/UFJF.
Publicado
2017-01-06
Como Citar
Feijó, M. R., Noto, A. R., da Silva, E. A., Locatelli, D. P., Camargo, M. L., & Gebara, C. F. de P. (2017). ÁLCOOL E VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES CONJUGAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO COM CASAIS. Psicologia Em Estudo, 21(4), 581-592. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v21i4.31556
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus