CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO HUMANA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Sandra Fogaça Rosa Ribeiro Faculdade de Ciências Humanas/Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eliana de Fátima Catussi Pinheiro Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Cátia Paranhos Martins Universidade Federal da Grande Dourados.
  • Adriano Rodrigues Ruiz Universidade do Oeste Paulista
Palavras-chave: Humanização da assistência, formação em enfermagem, serviços de saúde.

Resumo

O cuidado em saúde é a principal tarefa a que se destina um Curso de Graduação em Enfermagem, ampliando a saúde para além de cuidados ao corpo biológico. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a concepção de dimensão humana segundo os professores e o Projeto Político-Pedagógico de uma instituição de ensino superior pública, localizada numa cidade no norte do Paraná. A pesquisa foi de caráter qualitativo. Os participantes da pesquisa foram 13 docentes do curso de Enfermagem da instituição pesquisada. Como instrumentos de coleta utilizou-se uma entrevista semiestruturada e análise documental. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir do referencial teórico interdisciplinar articulando conhecimentos da Saúde Coletiva, Psicologia Social e Educação, procurando explicitar a dimensão humana por meio dessas lentes, permitindo perceber a especificidade dos fenômenos estudados e suas relações com a situação educacional. Os resultados foram apresentados por meio de cinco categorias: Relação Projeto Político-Pedagógico e atividades desenvolvidas, Relações Interpessoais no processo ensino-aprendizagem, Relações interpessoais nas aproximações entre ensino e serviços, Interações entre os professores, Dimensão humana. A dimensão humana foi concebida como uma prioridade, entretanto, a falta de integração entre os professores, compreensão dissociada entre os aspectos humanos e técnicos da formação e as condições de trabalho aquém do necessário desfavoreciam a sua potencialização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Fogaça Rosa Ribeiro, Faculdade de Ciências Humanas/Universidade Federal da Grande Dourados

Programa de Pós  Graduação e Graduação em Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas de Universidade Federal da Grande Dourados.

Eliana de Fátima Catussi Pinheiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Graduação do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná
Cátia Paranhos Martins, Universidade Federal da Grande Dourados.
Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciência Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados.
Adriano Rodrigues Ruiz, Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista

Referências

Antunes, R. (2011). Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. SP: Cortez.

Bousquat, A. E. M. (2011). Espaço e saúde. In N. Ibanez, P. E. M. Elias, & P. H. D’A. Seixas (Orgs.), Política e gestão pública em saúde (pp. 243-260). SP: Hucitec.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Benevides R., Passos E. (2005). A humanização como dimensão pública das políticas de saúde. Ciênc. saúde coletiva; 10( 3 ): 561-571.

Brasil. Ministério da Saúde. (2014). Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde.

Brasil. Ministério de Educação e Cultura (2001). Resolução CNE/CES n 3, de 7 de nov. 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União; Brasília;DF.

Brasil. Ministério da Saúde (2008). Humaniza SUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS (3a ed.). Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização.

Borges, M. L. C.S.; Figueiredo, F. T.; Carli, A. D.; Bomfim, R. A. (2016). A vivência no VER-SUS: potencialidades na integração ensino-serviço-comunidade. Suplemento Revista Saúde em Redes. 2(1). 1-2.

Campos, G. W. S.; Cunha, G. T.; Figueiredo, M. D. (2013). Práxis e formação Paidéia: apoio e gestão em saúde. SP: Hucitec.

Chauí, M. (1995). Convite à filosofia. São Paulo: Ática.

Codo, W., Sampaio, J. J. C., & Hitomi, A. H. (1993). Indivíduo, trabalho e sofrimento: uma abordagem interdisciplinar. Petrópolis: Vozes.

Codo, W. (2010) Democracia e subjetividade: a produção social dos sujeitos democráticos. In: Conselho Federal de Psicologia. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. 217-221.

Fracolli, L. A., & Zoboli, E. L. P. C. (2011). Desafios presentes na qualificação do cuidado em saúde e humanização. In N. Ibanez, P. E. M. Elias, & P. H. D’A Seixas (Orgs.), Política e gestão pública em saúde (pp. 762-780). São Paulo: Hucitec.

Franzese, C. (2011). Administração Pública em contexto de mudança: desafios para o gestor de políticas publicas. In: In N. Ibanez, P. E. M. Elias, & P. H. D’A Seixas (Orgs.), Política e gestão pública em saúde (pp. 19-53). São Paulo: Hucitec.

Freire, P. (2007). Educação como prática da liberdade (30a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Minayo, M. C. S. (2010). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Moretti, V. D., Asbahr, F. S. F.; Rigon, A. J. (2011). O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural. Psicologia e Sociedade, 23(3), 477-485.

Ohira, R. H. F. (2012). Caracterização dos gerentes e práticas gerenciais na atenção primária à saúde em municípios de pequeno porte da região Norte do Paraná. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Peduzzi, M. (2007). Trabalho em equipe de saúde no horizonte normativo da integralidade, do cuidado e da democratização das relações de trabalho. In R. Pinheiro, M. E. B. Barros, & R. A. Mattos (Orgs.), Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas (pp. 161-177). Rio de Janeiro: IMS/UERJ, CEPESC, ABRASCO.

Ribeiro, S. F. R. (2011). Sofrimento psíquico e privacidade do Agente Comunitário de Saúde. (Tese de Doutorado não publicada), Universidade de Campinas, Campinas.

Rudnicki, T., & Carlotto, M. S. (2007). Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 10(1), 97-110.

Silva, E. P. (2015). Adoecimento e sofrimento de professores universitários: dimensões afetivas e ético-políticas. Revista Psicologia Teoria e Prática, 17(1), 61-71.

Publicado
2017-03-28
Como Citar
Ribeiro, S. F. R., Pinheiro, E. de F. C., Martins, C. P., & Ruiz, A. R. (2017). CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO HUMANA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Psicologia Em Estudo, 22(1), 15-25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31963
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus