A RELAÇÃO ENTRE PSICOPATOLOGIAS NÃO NEURÓTICAS, NEUROSE OBSESSIVA E PULSÃO DE MORTE
Resumo
As psicopatologias não neuróticas, categoria descrita por André Green, são caracterizadas por problemas na constituição do eu, envolvendo basicamente uma fragilidade narcísica, falhas nos processos de simbolização, além da tendência à atuação e à compulsão, sem o recurso da elaboração psíquica, e a predominância de uma economia do trauma relacionada ao gozo e ao excesso pulsional. São manifestações dessa psicopatologia as somatizações, a síndrome do pânico, as adições, os transtornos alimentares, os estados-limítrofes e a depressão. Green considera que a pulsão de morte, compreendida a partir do processo de desinvestimento dos objetos ou função desobjetalizante, seria um conceito fundamental para a compreensão das não neuroses. A partir da teoria freudiana é possível estabelecer uma relação entre a não neurose e a neurose obsessiva, tendo em vista a utilização de mecanismos defensivos semelhantes e o papel marcante da pulsão de morte, garantindo ainda o lugar da sexualidade infantil inconsciente como fator etiológico predominante.
Downloads
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.