PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OFICINAS COM ADOLESCENTES

  • Franciéli Katiúça Teixeira da Cruz Severo Universidade Feevale Acadêmica de Psicologia
  • Carmem Regina Giongo Universidade Feevale Professora do curso de Psicologia
Palavras-chave: Direitos humanos, psicologia, adolescentes

Resumo

Diante das necessárias interfaces entre a psicologia e os direitos humanos, este estudo pretende relatar e analisar, reflexivamente, uma intervenção em educação em direitos humanos com adolescentes participantes de um projeto social de uma cidade situada na região metropolitana de Porto Alegre. O percurso metodológico escolhido para este estudo foi o relato de experiência de oficinas de educação em direitos humanos que ocorreram durante os meses de maio e junho de 2017. Os participantes foram 15 adolescentes de diferentes níveis de escolaridade, com idade média 13,9 anos, todos participantes de um projeto social. A experiência foi relatada em Diário de Campo e analisada pela metodologia da Análise temática de Minayo. Como resultado deste estudo, foram relatados os desafios e as contribuições da psicologia na construção de oficinas de educação em direitos humanos com adolescentes. Verificou-se a importância de construir as oficinas de educação em direitos humanos com o grupo, permitindo o compartilhamento e o reconhecimento da realidade dos participantes. Neste sentido, ressalta-se a importância de trabalhar esta temática com adolescentes, além da potência existente na contribuição da psicologia diante da articulação com os direitos humanos.

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Biografia do Autor

Carmem Regina Giongo, Universidade Feevale Professora do curso de Psicologia
  

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Publicado
2021-07-19
Como Citar
Severo, F. K. T. da C., & Giongo, C. R. (2021). PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OFICINAS COM ADOLESCENTES. Psicologia Em Estudo, 26. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.42618
Seção
Relato de Experiência

 

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