O QUE FACILITA E DIFICULTA A APRENDIZAGEM? A PERSPETIVA DE ADOLESCENTES

  • Rosário Serrão Cunha Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
  • Luísa Mota Ribeiro Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
  • Cristiana Sequeira Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
  • Rita de Almeida Barros Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
  • Leonor Cabral Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
  • Teresa Silva Dias CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora em Pós-Doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/116284/2016).

Resumo

Este estudo qualitativo teve como objetivo analisar as perceções de alunos adolescentes acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. A partir de um guião semiestruturado, foram realizados cinco grupos focais, em cinco escolas privadas do Norte de Portugal, tendo participado 32 alunos selecionados aleatoriamente. Os participantes eram alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor na aprendizagem; a importância da ação vs passividade dos alunos na sala de aula; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno; e a relevância das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos assente nos dados recolhidos e analisados, que sejam promotoras da metacognição de ambos.

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Biografia do Autor

Rosário Serrão Cunha, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal

Rosário Serrão Cunha earned a Masters degree in Psychology, with expertise in Educational and Human Development Psychology from Universidade Católica Portuguesa, Porto (UCP-Porto). She defended her master thesis entitled  “3rd cycle student´s perceptions about learning: A study with focus group“, in 2015. She has worked as a School Psychologist and, since 2011, has been collaborating with research projects in the field of Education. In 2015, during her ERAMUS+ internship, she collaborated in European research projects with the Centre for Resilience and Social & Emotional Health, University of Malta. At the moment, Rosário is doing research work on Education and Development, particularly about school management and school organization.

Luísa Mota Ribeiro, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
Perfil

Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Porto, é doutorada em Ciências da Educação - Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho.

É responsável pelo programa de Serviço Comunitário da licenciatura em Psicologia, que foi reconhecido, em 2010, pela OCDE – Institutional Management in Higher Education como uma iniciativa de qualidade de ensino e inovação pedagógica [http://www.porto.ucp.pt/qualityteaching].

Como interlocutora da FEP no SIGIQ | Sistema de Garantia Interna de Qualidade da Universidade Católica Portuguesa, participou em processos de autoavaliação e definição estratégica da Universidade Católica, como representante da Faculdade de Educação e Psicologia.

 

Cristiana Sequeira, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
Mestre em Psicologia, com Especialização em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicóloga.
Rita de Almeida Barros, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
Mestre em Psicologia, com Especialização em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicóloga.
Leonor Cabral, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal
Mestre em Psicologia, com Especialização em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicóloga.
Teresa Silva Dias, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora em Pós-Doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/116284/2016).
Interesses de investigação
Desenvolvimento Político; Cidadania e participação cívica e política de crianças e jovens; A escola como contexto de desenvolvimento de práticas de cidadania, participação e envolvimento; Participação cívica e política em contextos comunitários, desportivos e de educação não formal

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Publicado
2020-02-27
Como Citar
Cunha, R. S., Ribeiro, L. M., Sequeira, C., Barros, R. de A., Cabral, L., & Dias, T. S. (2020). O QUE FACILITA E DIFICULTA A APRENDIZAGEM? A PERSPETIVA DE ADOLESCENTES . Psicologia Em Estudo, 25. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.46414
Seção
Artigos originais

 

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