RELAÇÕES DE GÊNERO NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

  • Maria Ignez Costa Moreira Programa de Pós-graduação em Psicologia PUC Minas
  • Juliana Gonzaga Jayme Departamento de Ciências Sociais/Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais PUC Minas
  • Claudio Eduardo Resende Alves Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
  • Magner Miranda Souza Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - SMED (MG)
  • Nilma Coelho Secretaria Municipal de Educação - SMED Belo Horizonte (MG)
Palavras-chave: Escola, formação docente, gênero

Resumo

Este texto apresenta o relato reflexivo do projeto de formação continuada docente na rede municipal de educação de Belo Horizonte, entre 2015 e 2018, no campo das relações de gênero. A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais promoveu as condições necessárias para a realização e integração das atividades acadêmicas de extensão, ensino e pesquisa nos níveis da graduação e pós-graduação. Apesar do contexto político nacional das ofensivas antigênero no campo educacional, a demanda por ações formativas partiu de docentes e gestores/as da educação ao se depararem com os impactos das assimetrias na aprendizagem entre meninas e meninos, bem como situações de violência de gênero na escola. À luz dos pressupostos teóricos pós- estruturalistas de gênero, a formação utiliza metodologias diversificadas como grupos de estudo, seminários, oficinas pedagógicas e estudos de caso em diferentes espaços da cidade como escolas, universidade e museus. A análise dos quatro anos do projeto revela a importância de uma abordagem interdisciplinar das relações de gênero e de caráter permanente, pois ações formativas isoladas têm se mostrado ineficazes.

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Biografia do Autor

Maria Ignez Costa Moreira, Programa de Pós-graduação em Psicologia PUC Minas

Professora da Faculdade de Psicologia/Programa de Pós-graduação em Psicologia PUC Minas. Doutora em Psicologia Social PUC SP. Coordenadora do GT ANPEPP Psicologia Socio-história e contexto brasileiro de desigualdade social

 

Juliana Gonzaga Jayme, Departamento de Ciências Sociais/Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais PUC Minas
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Pesquisadora do CNPq
Claudio Eduardo Resende Alves, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Gestor de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Doutor em Psicologia pela PUC Minas
Magner Miranda Souza, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - SMED (MG)

Analista de políticas públicas de inclusão na educação. Membro técnico do Núcleo de Educação, Cultura e Cidadania - SMED

Mestre em Psicologia pela PUC Minas

Nilma Coelho, Secretaria Municipal de Educação - SMED Belo Horizonte (MG)
Gestora de Políticas Públicas Educacionais do Núcleo de Educação, Cultura e Cidadania na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Mestranda em Educação pela UFMG

Referências

Referências

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Publicado
2021-02-09
Como Citar
Moreira, M. I. C., Jayme, J. G., Resende Alves, C. E., Souza, M. M., & Coelho, N. (2021). RELAÇÕES DE GÊNERO NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA. Psicologia Em Estudo, 26. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.47746
Seção
Relato de Experiência

 

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