FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À DEPRESSÃO PUERPERAL: REVISÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Este estudo objetiva levantar os fatores de risco da Depressão Pós-Parto por meio de uma revisão da literatura científica dos últimos 10 anos disponíveis nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed. Para isto, foram adotados os descritores “depressão pós-parto” e “fatores de risco”. A partir deles, foram selecionados 48 artigos e encontrados 25 fatores, classificados em três categorias: relacionados ao histórico físico, psicológico e educacional da mulher; ao ambiente atual; e às condições da gravidez, parto e puerpério. Os fatores mais mencionados foram: “histórico de depressão e/ou de outros transtornos psiquiátricos”, “falta de suporte social e/ou familiar” e “depressão, ansiedade e/ou afetos negativos na gravidez”. Entre as categorias, os fatores relacionados às condições da gestação, parto e puerpério foram os mais citados. Os resultados apontaram que as condições favoráveis ao desenvolvimento do transtorno possuem um caráter multifatorial e que aspectos intrapsíquicos se aliam a fatores ambientais na exposição da mulher ao risco de desenvolvimento do quadro clínico. Alguns fatores de risco revelaram que o transtorno atinge primordialmente os grupos sociais menos privilegiados, apontando para a importância de medidas profiláticas dirigidas a esses grupos.
Downloads
Copyright (c) 2022 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.