DO AUTOCONHECIMENTO AO AUTOCONCEITO: REVISÃO SOBRE CONSTRUTOS E INSTRUMENTOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Palavras-chave: Autoconceito, escala de autoconceito infanto-juvenil;, revisão de literatura.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar o que há na literatura sobre o autoconhecimento e encontrar instrumentos disponíveis para avaliar tal construto voltado para o público de crianças e adolescentes, embasados na Terapia Cognitivo-Comportamental. Como método, foi desenvolvida uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, PsycINFO, Lilacs e Scielo. Durante a escolha dos descritores notou-se uma justaposição entre os conceitos autoconhecimento e autoconceito. A partir disso, ambos os conceitos foram tratados como sinônimos, adotando o termo autoconceito para se referir aos dois conceitos. A busca resultou em 11 artigos que atenderam aos critérios de seleção. Sobre os estudos, os anos de publicação variaram de 2008 a 2018, com objetivos variados, englobando desde problemas envolvidos com a saúde até sintomas e transtornos psíquicos na infância e/ou adolescência. O autoconceito mostrou se relacionar ao maior bem-estar e qualidade de vida. Além disso, foram encontrados sete instrumentos que avaliam o autoconceito na infância e/ou adolescência, sendo dois com adaptação para a população brasileira. Concluiu-se que ainda há poucos estudos na literatura sobre esse assunto, como também uma lacuna de instrumentos para avaliá-lo na população brasileira infanto-juvenil. Dessa forma, este estudo confirmou que o autoconhecimento é construto complexo e multidimensional e que há a necessidade de mais estudos na área.

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Biografia do Autor

Isabela Maria Freitas Ferreira, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutoranda e Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Bolsista CAPES.
Janaína Bianca Barletta, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
Psicóloga. Pós-doutoranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista CNPq/PDJ.
Marcela Mansur-Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professora adjunta (classe A) do Departamento de Psicologia e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007).
Carmem Beatriz Neufeld, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCPRP-USP)
Livre Docente pela FFCLRP-USP. Pós-Doutora em Psicologia pela UFRJ. Doutora e Mestre em Psicologia pela PUCRS. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

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Publicado
2022-07-19
Como Citar
Ferreira, I. M. F., Barletta, J. B., Mansur-Alves, M., & Neufeld, C. B. (2022). DO AUTOCONHECIMENTO AO AUTOCONCEITO: REVISÃO SOBRE CONSTRUTOS E INSTRUMENTOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.49076
Seção
Artigos originais

 

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