CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE EM DRAMATIZAÇÃO: DINÂMICA DOS POSICIONAMENTOS EM CONFLITO

Palavras-chave: Identidade;, posicionamento;, conflito.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar o processo de constituição identitária docente de licenciandos através da dinâmica dos posicionamentos em conflito, nas narrativas e dramatizações. Esta pesquisa é qualitativa e tem como perspectiva a psicologia cultural em interface com o dialogismo bakhtiniano. Para a construção dos dados, utilizamos como procedimento metodológico entrevistas narrativas individuais e videogravações da elaboração e realização da dramatização pelos próprios estudantes, além da entrevista coletiva mediada pela dramatização. Para a organização dos dados, elaboramos tabelas de temas e subtemas e mapas semióticos individuais, articulados em um mapa coletivo. Em seguida, aplicamos a análise temática dialógica da conversação, com destaque para os temas das narrativas e dos processos dialógicos dos posicionamentos nos encontros conversacionais. Identificamos, na análise dos dados, que aconteceram conflitos na dinâmica dos posicionamentos e nas estéticas docentes, tradicional e progressista, dos participantes; o que implica no processo de constituição identitária docente dos licenciandos ao produzirem significados e sentidos que orientaram as suas atuações docentes.

Palavras-chave: Identidade; posicionamento; conflito

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrício Câmara Araújo, Instituo Federal do Maranhão

Professor de Filosofia do Instituto Federal do Maranhão - IFMA

 

Referências

Adams, J. D., & Gupta, P. (2017). Informal science institutions and learning to teach: An examination of identity, agency, and affordances. Journal of Research in Science Teaching, 54(1), 121-138. doi:10.1002/tea.21270

Américo, E. V. (2017). O conceito de fronteira na semiótica de Iúri Lotman. Bakhtiniana, 12(1), 5-20. doi:10.1590/2176-457326361

Amorim, M. (2006/2016). Cronotopo e exotopia. In: Brait, B. (Org.). Bakhtin: Outros conceitos-chave. (pp. 95-114). São Paulo: Editora Contexto.

Arvaja, M. (2016). Building teacher identity through the process of positioning. Teaching and Teacher Education, 59, 392-402. 2. doi:10.1016/j.tate.2016.07.024

Bakhtin, M. M. (1979/2011). Estética da criação verbal. (P. Bezerra, Trans.). São Paulo: WMF Martins Fontes.

Bakhtin, M. M. (1986/1993). Para uma filosofia do ato. (C. A. Faraco & C. Tezza, Trans.). Retrieved from: http:// http://lutasocialista.com.br/livros/V%C1RIOS/BAKHTIN,%20M.%20Para%20uma%20filosofia%20do%20ato.pdf

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2002) Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: Um manual prático. (A. Guareschi, Trans). Petrópolis, RJ: Vozes.

Borges, F. T. (2012). A Professora que Vemos nos Filmes: Construção identitária e significados da docência. Caderno CEDES, 32(88), 303-317. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v32n88/a04v32n88.pdf. Acesso em: 2 abr. 2018.

Borges, F. T., & Barbato, S. (2015). A Construção de Significados nas Narrativas de uma Cartomante: Interpretações de si mediadas por imagens fotográficas. In: A. da Silva, et. al (Orgs.). Caleidoscópios: Por entre imagens, gêneros, educações e históricos. (pp. 165-192). Recife: Editora UFPE.

Borges, F. T., Araújo, P. C., & Amaral, L. de C. do (2016). Identidade na narrativa: A constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(n. esp.), 1-9. doi: 10.1590/0102-3772e32ne27

Brasil, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2016). Censo da Educação Superior 2016: Notas estatísticas. Retrieved from http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf

Deppermann, A. (2015). Positioning. In: A. De Fina, & A. Georgakopoulou. The Handbook of Narrative Analysis. (pp. 369-387). Chichester, West Sussex, UK: Wiley Blackwell.

Faraco, C. A. (2017). Bakhtin e filosofia. Bakhtiniana, 12(2), 45-56. Retrieved from http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/31815

Freitas, M. T. de A. (Org.) (2013). Educação, Arte e Vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

García, J. A. (2006). Identidad y alteridad em Bajtín. Acta Poética , 27(1), 45-61. doi: 10.19130/iifl.ap.2006.1.189

Harré, R. (2015). The person as the nexus of patterns of discursive practices. Culture & Psychology, 21(4), 492-504. doi: 10.1177/1354067X15615808

Harré, R.., & van Langenhove, L. (1999). Positioning theory. Massachusetts: Blackwell Publishers.

Hirvonen, P. (2016). Positioning Theory and Small-Group Interaction: Social and task positioning in the context of joint decision-making. SAGE Open, 1-15. doi: 10.1177/2158244016655584

James, M. B. (2014). Positioning Theory and Strategic Comunication: A new approach to public relations research and pratice. London and New York: Routledge.

Kayi-Aydar, H., & Miller, E. R. (2018). Positioning in classroom discourse studies: A state-of-the-art review. Classroom Discourse, 1-16. doi: 10.1080/19463014.2018.1450275

Marković, S. (2012). Components of aesthetic experience: aesthetic fascination, aesthetical appraisal, and aesthetic emotion. i-Perception, 3, p. 1-7. doi: 10.1068/i0450aap

McDonald, D., Craig, C., Markello, C., & Kahn, M. (2016). Our Academic Sandbox: Scholarly identities shaped through play, tantrums, building castles, and rebuffing backyard bullies. The Qualitative Report, 21(6), 1145-1163. Retrieved from https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol21/iss6/10/

Moutinho, K., & De Conti, L. (2016). Análise Narrativa, Construção de Sentidos e Identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2), 1-8. doi: 10.1590/0102-3772e322213

Polkinghorne, D. E. (1988). Narrative Knowing and the Human Sciences. Albany, NY State: University of New York Press.

Renfrew, A. (2015/2017). Mikhail Bakhtin. (M. Marciolino, Trans.). São Paulo: Parábola.

Rosa, A., & González, F. (2013). Trajectories of Experience of Real Life Events: A semiotic approach to the dynamics of positioning. Integrative Psychological and Behavioral Science, 47 (4), 395-430. doi: 10.1007/s12124-013-9240-4

Wertsch, J. W. (1993). Voices of the mind: A sociocultural approach to mediated action. Cambridge, Massachusettes: Harvard University Press.

Zittoun, T. (2007). Symbolic Resources and Responsability in Transitions. Young, 15(2), 193-211. doi: 10.1177/110330880701500205

Zittoun, T. (2008). Learning through transitions: The role of institutions. Journal of Psychology of Education, 23(2), 165-181. Retrieved from: https://link.springer.com/article/10.1007/BF03172743

Publicado
2022-08-25
Como Citar
Araújo, P. C., & Borges, F. T. (2022). CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE EM DRAMATIZAÇÃO: DINÂMICA DOS POSICIONAMENTOS EM CONFLITO. Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.49085
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus