A FOUCAULT: SUBJETIVIDADE E VERDADE À LUZ DO CUIDADO DE SI

Ressonâncias foucaultianas nos fundamentos do campo psi

  • Samuel Iauany Martins Silva FCL Unesp-Assis/SP
  • Danilo Saretta Veríssimo
Palavras-chave: Foucault;, cuidado de si;, psicanálise.

Resumo

Buscamos, no presente artigo, situar o conjunto nocional da relação consigo (rapport à soi) na construção da categoria de subjetividade do pensamento tardio de Michel Foucault. Atrelamos a ele a questão da relação com o Outro e propomos a possibilidade de inscrever a psicanálise na história do cuidado de si. Nosso material primário é a transcrição das aulas ministradas pelo filósofo no começo de 1982 e o livro L’herméneutique du sujet (Foucault, 2001); e nosso suporte principal para análise são as conferências de 1980, L’origine de l’herméneutique de soi, e o livro Foucault, de Deleuze (2005). Como resultado, apresentamos a capacidade de afecção de si por si proporcionada pela relação consigo, demonstramos o modo como a posição do Outro influencia a produção da verdade do sujeito, e reforçamos a necessidade de se pensar práticas como a da psicanálise a partir do arranjo deixado pela história das técnicas de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Iauany Martins Silva, FCL Unesp-Assis/SP
Mestrando da linha Epistemologia da Psicologia: a relação Sujeito-Objeto pelo programa de pós-graduação da Unesp-Assis-SP.
Publicado
2022-06-01
Como Citar
Iauany Martins Silva, S., & Saretta Veríssimo, D. (2022). A FOUCAULT: SUBJETIVIDADE E VERDADE À LUZ DO CUIDADO DE SI. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.49829
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus