MEDIAÇÃO FAMILIAR E PSICOLOGIA: ARTICULAÇÕESTEÓRICO-PRÁTICAS NA REALIDADE BRASILEIRA

Palavras-chave: Família;, justiça;, psicologia.

Resumo

A Mediação Familiar é um método não-adversarial de resolução de conflitos, que pode ser realizada por diversos profissionais, em especial de Psicologia, de Direito e de Serviço Social. Neste trabalho, foi verificado como essa prática tem sido aplicada no Brasil em interlocução com o campo da Psicologia. Para tal, foi realizado levantamento bibliográfico de artigos publicados por psicólogos sobre Mediação Familiar nas bases de dados: SciElo, PePSIC, Periódicos Capes e Index-Psi, utilizando sete descritores: Mediação, Conflito Conjugal, Divórcio, Separação Conjugal, Psicologia Forense, Família e Psicologia Jurídica. Procedeu-se à análise temática de conteúdo em articulação com textos legais e outros marcos regulatórios da práxis no Brasil. As análises indicaram que os psicólogos têm atuado na mediação de conflitos, e que a Psicologia, enquanto área de conhecimento, tem contribuído e participado diretamente de sua construção. Deste modo, buscou-se estimular o debate e a reflexão, problematizando o posicionamento técnico e ético dos psicólogos nessa atividade, bem como a relação da Psicologia com tal campo, considerando as possíveis implicações com o movimento de judicialização das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayla Bianca Silva Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais
Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área da Psicologia Social Jurídica.
Laura Cristina Eiras Coelho Soares, Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Psicologia Jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Autora do livro Pais e mães recasados: vivências e desafios no fogo cruzado das relações familiares. Vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica - NPPJ.

Camilla Felix Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Psicologia Social  e Bacharel em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ) e coordenadora local do núcleo ABRAPSO Manaus.

Fábio Henrique Albuquerque Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais com ênfase em Processos Psicossociais (2018).

Publicado
2022-07-19
Como Citar
Chaves, A. B. S., Eiras Coelho Soares, L. C., Felix Barbosa de Oliveira, C., & Albuquerque Corrêa, F. H. (2022). MEDIAÇÃO FAMILIAR E PSICOLOGIA: ARTICULAÇÕESTEÓRICO-PRÁTICAS NA REALIDADE BRASILEIRA. Psicologia Em Estudo, 27. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.49866
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus