REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOTERAPIA ON-LINE

Palavras-chave: Telepsicologia;, psicologia clínica;, psicologia e informática.

Resumo

Os serviços mediados pela internet oferecem uma diversidade de formas de conexão e interatividade e, em decorrência, surgem novas intervenções em saúde mental, exigindo pesquisas que fundamentem e avaliem tais práticas. Entretanto, os estudos na área são escassos, especialmente diretrizes que auxiliem na condução de pesquisas que envolvam as intervenções baseadas na internet. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é indicar orientações para o desenho de pesquisas de intervenção psicológica na internet, tendo como ilustração a construção de uma pesquisa interventiva em psicoterapia on-line, qualitativa, descritiva e longitudinal. São abordados seis aspectos significativos para pesquisas em intervenção digital, incluindo contato com colaboradores, critérios de participação, alcances da pesquisa, monitoramento e avaliação das intervenções, critérios tecnológicos e aspectos éticos no campo digital. São levantados aspectos técnicos, qualitativos e de cuidados necessários para manter a qualidade dos atendimentos e das pesquisas mediadas pelas tecnologias digitais. É urgente à psicologia consolidar um campo de saber que se ocupe tanto das influências das tecnologias nas subjetividades, também, delinear estudos que avaliem com rigor científico o uso da internet para o tratamento e cuidado em saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Helena Lopes Pereira da Silva, Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo

Pós doutorado em andamento (início outubro de 2018 FAPESP), Doutora em Ciências, Psicologia (FAPESP 2011), com estágio de doutoramento no exterior em fenomenologia (CAPES-PDEE 2010), sob coordenação da filósofa Dra. Angela Ales Bello e participação no Centro de Pesquisas fenomenológicas de Roma, Itália (2010), especialista em Psicologia Analítica pela PUC/SP (2009), Mestre pela USP (CAPES 2006), Aprimoramento em Psicologia Hospitalar no Instituto do Coração, InCor - HC - USP (FUNDAP 2004), Psicóloga Graduada pela USP/RP (2003). Especialista na fenomenologia de E. Husserl e E. Stein, participação em Núcleos de estudos da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA). Experiências na área de Psicologia e Saúde Mental, fenomenologia, psicologia analítica, psicologia clínica, orientação profissional. Recentemente dedicando-se em nível de pós doutoramento aos estudos sobre psicoterapia mediada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)/online e as influências das mídias digitais na Psicologia (FAPESP 18/11351-2)

Publicado
2022-12-15
Como Citar
Lopes Pereira da Silva, N. H., & Aguirre Antunez, A. E. (2022). REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOTERAPIA ON-LINE. Psicologia Em Estudo, 28. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v28i0.52050
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus