A A TOMADA DE DECISÃO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM INDICADORES DE TDAH

Palavras-chave: Tomada de decisão, transtorno da falta de atenção com hiperatividade;, estudo de caso.

Resumo

O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é bastante complexo, podendo ser influenciado por fatores contextuais, e seu tratamento pode envolver diferentes intervenções. A participação dos usuários nas decisões a respeito do tratamento vem sendo promovida por instituições de diversos países e, no Brasil, é prevista pelas legislações do Sistema Único de Saúde. Este estudo investigou o processo de tomada de decisão no tratamento de crianças com indicadores de TDAH a partir da percepção de oito profissionais de serviços públicos de saúde mental, que foram entrevistados individualmente. Os dados foram examinados através da análise temática, revelando desafios relativos ao excesso de demanda nos serviços e à complexidade do processo diagnóstico. O envolvimento de usuários e familiares nas decisões foi percebido como parcial, ocorrendo geralmente após a elaboração do plano terapêutico pelas equipes, e envolvendo dificuldades na comunicação entre profissionais e pacientes e divergências de interesses entre as crianças e seus familiares. Esses aspectos poderão ser abordados em futuros estudos e intervenções a fim de facilitar e melhorar a qualidade da tomada de decisão nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche. Site: http://www.ufrgs.br/nudif; https://scholar.google.com.br/citations?user=opxAsoUAAAAJ&hl=pt-BR

Referências

Agency for Healthcare Research and Quality (s. d.). About AHRQ. https://www.ahrq.gov/cpi/about/index.html

American Psychiatric Association (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Artmed.

Autor (2020). Dissertação de Mestrado, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade [OMITIDA].

Barun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Boland, L., Graham, I. D., Légaré, F., Lewis, K., Jull, J., Shephard, A., Lawson, M. L., Davis, A., Yameogo, A., & Stacey, D. (2019). Barriers and facilitators of pediatric shared-decision making: a systematic review. Implementation science, 14(1), 7. https://doi.org/10.1186/s13012-018-0851-5

Brinkman, W. B., Majcher, J. H., Poling, L. M., Shi, G., Zender, M., Sucharew, H., Britto, M. T., & Epstein, J. N. (2013). Shared decision-making to improve attention-deficit hyperactivity disorder care. Patient. Educ. Couns., 93(1), 95-101. https://doi.org/10.1016/j.pec.2013.04.009

Buchanan, A. E., & Brock, D. W. (1989). Deciding for others: the ethics of surrogate decision making. Cambridge University Press.

Cheng, H., Hayes, D., Edbrooke-Childs, J., Martin, K., Chapman, L., & Wolpert, M. (2017). What approaches for promoting shared decision-making are used in child mental health? A scoping review. Clin. Psyhol. Psychother., 24(6), 1495-1511. https://doi.org/10.1002/cpp.2106

Clark, L. A., Cuthbert, B., Lewis-Fernández, R., Narrow, W. E., & Reed, G. M. (2017). Three approaches to understanding and classifying mental disorder: ICD-11, DSM-5, and the National Institute of Mental Health’s Research Domain Criteria (RDoC). Psychological Science in the Public Interest, 18(2), 72-145. https://doi.org/10.1177/1529100617727266

Coghill, D. R., Seth, S., & Matthews, K. (2014). A comprehensive assessment of memory, delay aversion, timing, inhibition, decision making and variability in attention deficit hyperactivity disorder: advancing beyond the three-pathway models. Psychological medicine, 44(9), 1989-2001. https://doi.org/10.1017/S0033291713002547

Connell, C. M., & Javenic, M. R. (2003). Health and human development. In R. M. Lerner, M. A. Easterbrooksc, J. Mistry, & I. B. Weiner (Eds.). Handbook of psychology: Vol. 6. Developmental psychology (Cap. 24, pp. 579-600). John Wiley & Sons.

Elwyn, G., Frosch, D., Thomson, R., Joseph-Williams, N., Lloyd, A., Kinnersley, P., Cording, E., Tomson, D., Dodd, C., Rollnick, S., & Edwards, A. (2012). Shared decision making: a model for clinical practice. Journal of general internal medicine, 27(10), 1361-1367. https://doi.org/10.1007/s11606-012-2077-6

Galanter, C. A., & Patel, V. L. (2005). Medical decision making: a selective review for child psychiatrists and psychologists. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 46(7), 675-689. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2005.01452.x

Hinshaw, S. P., & Scheffler, R. M. (2018). ADHD in the twenty-first century. In. Banaschewski, T., Coghill, D., & Zuddas, A. (Eds.), Oxford Textbook of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (Cap. 2, pp. 9-15). Oxford University Press.

Hughes, T. M., Merath, K., Chen, Q., Sun, S., Palmer, E., Idrees, J. J., Okunrintemi, V., Squires, M., Beal, E. W., & Pawlik, T. M. (2018). Association of shared decision-making on patient-reported health outcomes and healthcare utilization. The American Journal of Surgery, 216(1), 7-12. https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2018.01.011

Kashaf, M. S., McGill, E. T., & Berger, Z. D. (2017). Shared decision-making and outcomes in type 2 diabetes: A systematic review and meta-analysis. Patient
education and counseling, 100(12), 2159-2171. https://doi.org/10.1016/j.pec.2017.06.030

Klein, G. A. (2008). Naturalistic Decision Making. Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society, 50(3), 456–460. https://doi.org/10.1518/001872008X288385

Kodjebacheva, G. D., Sabo, T., & Xiong, J. (2016). Interventions to improve child-parent-medical provider communication: A systematic review. Social Science & Medicine, 166, 120-127. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2016.08.003

Krockow, E. M., Riviere, E., & Frosch, C. A. (2019). Improving shared health decision making for children and adolescents with chronic illness: A narrative literature review. Patient education and counseling, 102(4), 623-630. https://doi.org/10.1016/j.pec.2018.11.017

Larrick, R. P., & Feiler, D. C. (2015). Expertise in decision making. In G. Keren & G. Wu (Eds.), The Wiley Blackwell handbook of judgement and decision making (Cap. 24, pp. 696-722). Chichester: John Wiley & Sons, Ltd.

Légaré, F., Adekpedjou, R., Stacey, D., Turcotte, S., Kryworuchko, J., Graham, I. D., Lyddiatt, A., Politi, M. C., Thomson, R., Elwyn, G., & Donner-Banzhoff, N. (2018). Interventions for increasing the use of shared decision making by healthcare professionals. The Cochrane database of systematic reviews, 7(7), CD006732. https://doi.org/10.1002/14651858.CD006732.pub4

NHS (2019). Universal personalised care: implementing the comprehensive model. https://www.england.nhs.uk/wp-content/uploads/2019/01/universal-personalised-care.pdf

Portaria GM/MS 1.130, de 5 de agosto de 2015 (2015). Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html

Rapaport, S., Leshno, M., & Fink, L. (2012). A design process for using normative models in shared decision making: a case study in the context of prenatal testing. Health Expectations, 17(6), 863-875. https://doi.org/10.1111/hex.12004

Scott, I. A., Soon, J., Elshaug, A. G., & Lindner, R. (2017). Countering cognitive biases in minimising low value care. Medical Journal of Australia, 206(9), 407-411. https://doi.org/10.5694/mja16.00999

Schwandt, H., & Wuppermann, A. (2016). The youngest get the pill: ADHD misdiagnosis in Germany, its regional correlates and international comparison. Labour Economics, 43, 72-86. https://doi.org/10.1016/j.labeco.2016.05.018

Stake, R. E. (2006). Multiple case study analysis. The Guilford Press.

Wyatt, K. D., List, B., Brinkman, W. B., Lopez, G. P., Asi, N., Erwin, P., Wang, Z., Garces, J. P. D., Montori, V. M. & LeBlanc, A. (2015). Shared decision making in pediatrics: a systematic review and meta-analysis. Acad. Pediatr., 15(6), 573-583. https://doi.org/10.1016/j.acap.2015.03.011

Wolraich, M. L., Hagan, J. F., Jr, Allan, C., Chan, E., Davison, D., Earls, M., Evans, S. W., Flinn, S. K., Froehlich, T., Frost, J., Holbrook, J. R., Lehmann, C. U., Lessin, H. R., Okechukwu, K., Pierce, K. L., Winner, J. D., Zurhellen, W., & Subcommittee on children and adolescents with attention-deficit/huperactive disorder (2019). Clinical Practice Guideline for the Diagnosis, Evaluation, and Treatment of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Children and Adolescents. Pediatrics, 144(4), e20192528. https://doi.org/10.1542/peds.2019-2528
Publicado
2024-01-10
Como Citar
Maihub Manara, K., & Piccinini, C. A. (2024). A A TOMADA DE DECISÃO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM INDICADORES DE TDAH. Psicologia Em Estudo, 29(1). https://doi.org/10.4025/psicolestud.v29i1.55617
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus