O EFEITO DA MUSICOTERAPIA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Resumo
Realizar uma revisão de escopo da literatura científica para ajudar a responder à questão: “O que os estudos publicados a partir de janeiro de 2014 até fevereiro de 2021 trazem sobre o efeito da musicoterapia em crianças com autismo?”; sumarizar e divulgar os dados da investigação e identificar lacunas existentes. Método: Scoping Review, seguindo os parâmetros de qualidade do PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation (Tricco et al., 2018). Foram elaboradas estratégias de busca em bases de dados nacionais e internacionais em ciências da saúde: PUBMED, EMBASE, WEB OF SCIENCE, PSYCHINFO, SCOPUS e LILACS para a recuperação de artigos publicados entre 2014 e fevereiro de 2021. Resultados: Foram lidos na íntegra e analisados pelos revisores 50 artigos, e 16 foram selecionados por sua elegibilidade. Apenas um artigo não foi classificado a determinar os ganhos da musicoterapia. Conclusões: Os resultados desta revisão mostraram os efeitos positivos da musicoterapia para a comunicação e interação social de crianças com autismo. A maioria dos trabalhos é estudo de casos, e o número da amostra é pequeno, porém os resultados alcançados se mostraram bastante favoráveis. Alguns trabalhos investiram em acompanhamentos de longo prazo para constatar que os benefícios da musicoterapia são estáveis e duradouros; mais trabalhos com follow up precisam ser realizados e publicados. Esta revisão atentou para a falta da figura paterna no processo musicoterapêutico, um ponto que poderia ser analisado em futuras pesquisas.
Palavras-chave: Criança; autismo; musicoterapia.
Downloads
Referências
Bharathi, G., Venugopal, A., & Vellingiri, B. (2019). Music Therapy as a Therapeutic Tool in Improving the Social Skills of Autistic Children. Egypt J Neurol Psychiatry Neurosurg, 55, 44. doi: https://doi.org/10.1186/s41983-019-0091-x.
Bieleninik, L., Geretsegger, M., Mössler, K., Assmus, J., Thompson, G., Gattino, G. … Gold, C. (2017). Effects of Improvisational Music Therapy vs Enhanced Standard Care on Symptom Severety Among Children with Autism Spectrum Disorder: The TIME-A Randomized Clinical Trial. JAMA, 318(6):525-535. doi: 10.1001/jama.2017.9478.
Carpente, J. A. (2017). Investigating the Effectiveness of Developmental, Individual Difference, Ralationship-Based (DIR) Improvisational Music Therapy Program on Social Communication for Children with Autism Spectrum Disorder. Music Therapy Perspectives, 35(2)160-174. doi: 10.1093/mtp/miw013.
Charoenphol, N., Chiengchana, N., & Tayrattanachai, N. (2019). The Effects of Parent-child Interactive Music Therapy on Sentence Verbalization in a Child with Autism Spectrum Disorder: A Case Study. MJM, 8:86-95. Recuperado de
https://ejournal.upsi.edu.my/index.php/MJM/article/view/1878
Freire, M., Martelli, J., Estanislau, G., Parizzi, B. (2018). O Desenvolvimento Musical de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Musicoterapia: Revisão de Literature e Relato de Caso. Orfeu, 3(1), 145-171. doi: 105965/2525530403012018145.
Geretsegger, M., Elefant, C., Mössler, K.A., Gold, C. (2014). Music Therapy for People with Autism Spectrum Disorder. Cochrane Database Syst Rev. 2014(6):CD004381. doi: 10.1002/14651858.CD004381.
Geretsegger, M., Holck, U., Carpente, J. A., Elefant, C., Kim J., Gold, C. (2015). Common Characteristics of Improvisational Approaches in Music Therapy for Children with Autism Spectrum Disorder: Developing Treatment Guidelines. J Music Ther, 52(2):258-81. doi: 10.1093/jmt/thv005.
Ghasemtabar, S. N., Hosseini, M., Fayyaz, I., Arab, S., Naghashian, A., Poudineh, Z. (2015). Music therapy: An Effective Approach in Improving Social Skills of Children with Autism. Adv Biomed Res, 4: 157. doi: 10.4103/2277-9175.161584.
LaGasse, A. B. (2014). Effects of a Music Therapy Group Intervention on Enhancing Social Skills in Children with Autism. J Music Ther, 51(03):250-75. doi: 10.1093/jmt/thu012.
Lucero, A., Vivés, J.-M., & Rosi, F. S. (2021). A Função Constitutive da Voz e o Poder
da Música no Tratamento do Autismo. Psicologia em Estudo, doi: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.48054.
McGowan, J., Sampson, M., Salzwedel, D., Cogo, E., Foerster, V., Lefebvre, C. (2016). PRESS – Peer Review of Electronic Search Strategies: 2015 Guideline Explanation and Elaboration. (PRESS E&E). Otawa: CADTH.
Magraner, J. S. B., & Valero, G. B. (2016). La Musicoterapia em el Contexto Escolar: Estudio de un Caso con Transtorno del Espectro Autista. Revista Electrônica de LEEME, 37:1-19. Recuperado de
https://musica.rediris.es/leeme
Mössler, K., Gold, C., Abmus, J., Schumacher, K., Calvet, C., Reimer, S. … Schmid, W. (2019). The Therapeutic Relationship as Predictor of Change in Music Therapy with Young Children with Autism Spectrum Disorder. J Autism and Dev Disorder, 49(7):2795-2809. doi: 10.1007/s10803-017-3306-y.
Nagaishi, K. Y., & Cipullo, M. A. T. (2017). Canção como Recurso de Trabalho para
Pscólogos: um levantamento de Artigos Publicados. Boletim de Psicologia,
v. 67, n. 146:067-082. ISNN 0006-5943.
Nielsen, J. B., & Holck, U. (2020). Synchronicity in Improvisational Music Therapy – Developing in Intersubjective Field with a Child with Autism Spectrum Disorder. Nordic Journal of Music Therapy, 29:2,112-131. doi: 10.1080/08098131.2019.1680571.
Rabeyron, T., del Canto, J. P. R., Carasco, E., Bissson, V., Vrait, F. X., Berna, F., Bonnot, O. (2020). A Randomized Controlled Trial of 25 Sessions Comparing Music Therapy and Music Listening for Children with Autism Spectrum Disorder. Psychiatry Res, 293:113377. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113377.
Rojas, D.G., Angulo, G. P., & Rodrigues, R. M. S. (2018). Efectos de la Musicoterapia en el Transtorno de Espectro Autista. Revista de Educación Inclusiva, 11(1), 175-192. Recuperado de
https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/317
Salomon-Gimmon, M., & Elefant, C. (2019). Development of Vocal Communication in Children with Autism Spectrum Disorder During Improvisational Music Therapy. Nordic Journal of Music Therapy, 28:3, 174-192. doi: 10.1080/08098131.2018.1529698.
Sharda, M., Tuerk, C., Chowdhury, R., Jamey, K., Foster, N., Custo-Blanch, M. … Hyde, K. (2018). Music Improves Social Communication and Auditory-Motor Connectivity in Children with Autism. Transl Psychiatry, 8(1):231. doi: 10.1038/s41398-018-0287-3.
Sharda, M., Silani, G., Specht, K., Tillmann, J., Nater, U., Gold, C. (2019). Music Therapy for Children with Autism: Investigating Social Behaviour Through Music. Lancet Child Adolesc Health; 3(11):759-761. doi: 10.1016/S2352-4642(19)30265-2.
Thompson, G. (2012). Family-centered Music Therapy in the Home Environment: Promoting Interpersonal Engagement Between Children with Autism Spectrum Disorder and Their Parents. Music Therapy Perspectives, 30(2):109-116. doi: 10.1093/mtp/30.2.109.
Thompson, G., McFerran, K., & Gold, C. (2014). Family-centred music Therapy to Promote Social Engagement in Young Children with Severe Autism Spectrum Disorder: A Randomized Controlled Study. Child: Care, Health Dev, 40(6):840-52. doi: 10.1111/cch.12121.
Thompson, G. A. (2018). Long-term Perspectives of Family Quality of Life Following Music Therapy with Young Children on the Autism Spectrum: A Phenomenoligical Study. J Music Ther, 54(4):432-459. doi: 10.1093/jmt/thx013.
Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O'Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D. … Straus, S. E. (2018). PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med, 169(7):467-473. doi: 107326/M18-0850.
Zorba, R.S., Akçamete, G., & Özcan, D. (2020). The Analysis of the Music Therapy Program’s Effect on Turn-sharing Skills and Expressing Feelings of Children with Autismo Spectrum Disorder. Croatian Journal of Education, 22(2):631-656. doi: 10.15516/cje.v22i2.3405.
Copyright (c) 2025 Psicologia em Estudo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As opiniões emitidas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial de Psicologia em Estudo, o(s) autor(es) assume(m) a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito por outro periódico. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todos os autores. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, podendo ser remixados e reaproveitados conforme prevê a licença Creative Commons CC-BY.
The opinions expressed are the sole responsibility of the author (s). When submitting the manuscript to the Editorial Board of Study Psychology, the author (s) assumes responsibility for not having previously published or submitted the same manuscript by another journal. In case of multiple authorship, the manuscript must be accompanied by an authorization signed by all authors. Articles accepted for publication become the property of the journal, and can be remixed and reused as provided for in theby a license Creative Commons CC-BY.