O EFEITO DA MUSICOTERAPIA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Palavras-chave: Criança;, autismo;, musicoterapia.

Resumo

Realizar uma revisão de escopo da literatura científica para ajudar a responder à questão: “O que os estudos publicados a partir de janeiro de 2014 até fevereiro de 2021 trazem sobre o efeito da musicoterapia em crianças com autismo?”; sumarizar e divulgar os dados da investigação e identificar lacunas existentes. Método: Scoping Review, seguindo os parâmetros de qualidade do PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation (Tricco et al., 2018). Foram elaboradas estratégias de busca em bases de dados nacionais e internacionais em ciências da saúde: PUBMED, EMBASE, WEB OF SCIENCE, PSYCHINFO, SCOPUS e LILACS para a recuperação de artigos publicados entre 2014 e fevereiro de 2021. Resultados: Foram lidos na íntegra e analisados pelos revisores 50 artigos, e 16 foram selecionados por sua elegibilidade. Apenas um artigo não foi classificado a determinar os ganhos da musicoterapia. Conclusões: Os resultados desta revisão mostraram os efeitos positivos da musicoterapia para a comunicação e interação social de crianças com autismo. A maioria dos trabalhos é estudo de casos, e o número da amostra é pequeno, porém os resultados alcançados se mostraram bastante favoráveis. Alguns trabalhos investiram em acompanhamentos de longo prazo para constatar que os benefícios da musicoterapia são estáveis e duradouros; mais trabalhos com follow up precisam ser realizados e publicados. Esta revisão atentou para a falta da figura paterna no processo musicoterapêutico, um ponto que poderia ser analisado em futuras pesquisas.

Palavras-chave: Criança; autismo; musicoterapia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association (2013). Neurodevelopmental disorders. Autism spectrum disorder. In: Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Association.

Bharathi, G., Venugopal, A., & Vellingiri, B. (2019). Music Therapy as a Therapeutic Tool in Improving the Social Skills of Autistic Children. Egypt J Neurol Psychiatry Neurosurg, 55, 44. doi: https://doi.org/10.1186/s41983-019-0091-x.

Bieleninik, L., Geretsegger, M., Mössler, K., Assmus, J., Thompson, G., Gattino, G. … Gold, C. (2017). Effects of Improvisational Music Therapy vs Enhanced Standard Care on Symptom Severety Among Children with Autism Spectrum Disorder: The TIME-A Randomized Clinical Trial. JAMA, 318(6):525-535. doi: 10.1001/jama.2017.9478.

Carpente, J. A. (2017). Investigating the Effectiveness of Developmental, Individual Difference, Ralationship-Based (DIR) Improvisational Music Therapy Program on Social Communication for Children with Autism Spectrum Disorder. Music Therapy Perspectives, 35(2)160-174. doi: 10.1093/mtp/miw013.

Charoenphol, N., Chiengchana, N., & Tayrattanachai, N. (2019). The Effects of Parent-child Interactive Music Therapy on Sentence Verbalization in a Child with Autism Spectrum Disorder: A Case Study. MJM, 8:86-95. Recuperado de
https://ejournal.upsi.edu.my/index.php/MJM/article/view/1878

Freire, M., Martelli, J., Estanislau, G., Parizzi, B. (2018). O Desenvolvimento Musical de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Musicoterapia: Revisão de Literature e Relato de Caso. Orfeu, 3(1), 145-171. doi: 105965/2525530403012018145.

Geretsegger, M., Elefant, C., Mössler, K.A., Gold, C. (2014). Music Therapy for People with Autism Spectrum Disorder. Cochrane Database Syst Rev. 2014(6):CD004381. doi: 10.1002/14651858.CD004381.

Geretsegger, M., Holck, U., Carpente, J. A., Elefant, C., Kim J., Gold, C. (2015). Common Characteristics of Improvisational Approaches in Music Therapy for Children with Autism Spectrum Disorder: Developing Treatment Guidelines. J Music Ther, 52(2):258-81. doi: 10.1093/jmt/thv005.

Ghasemtabar, S. N., Hosseini, M., Fayyaz, I., Arab, S., Naghashian, A., Poudineh, Z. (2015). Music therapy: An Effective Approach in Improving Social Skills of Children with Autism. Adv Biomed Res, 4: 157. doi: 10.4103/2277-9175.161584.

LaGasse, A. B. (2014). Effects of a Music Therapy Group Intervention on Enhancing Social Skills in Children with Autism. J Music Ther, 51(03):250-75. doi: 10.1093/jmt/thu012.

Lucero, A., Vivés, J.-M., & Rosi, F. S. (2021). A Função Constitutive da Voz e o Poder
da Música no Tratamento do Autismo. Psicologia em Estudo, doi: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.48054.

McGowan, J., Sampson, M., Salzwedel, D., Cogo, E., Foerster, V., Lefebvre, C. (2016). PRESS – Peer Review of Electronic Search Strategies: 2015 Guideline Explanation and Elaboration. (PRESS E&E). Otawa: CADTH.

Magraner, J. S. B., & Valero, G. B. (2016). La Musicoterapia em el Contexto Escolar: Estudio de un Caso con Transtorno del Espectro Autista. Revista Electrônica de LEEME, 37:1-19. Recuperado de
https://musica.rediris.es/leeme

Mössler, K., Gold, C., Abmus, J., Schumacher, K., Calvet, C., Reimer, S. … Schmid, W. (2019). The Therapeutic Relationship as Predictor of Change in Music Therapy with Young Children with Autism Spectrum Disorder. J Autism and Dev Disorder, 49(7):2795-2809. doi: 10.1007/s10803-017-3306-y.

Nagaishi, K. Y., & Cipullo, M. A. T. (2017). Canção como Recurso de Trabalho para
Pscólogos: um levantamento de Artigos Publicados. Boletim de Psicologia,
v. 67, n. 146:067-082. ISNN 0006-5943.

Nielsen, J. B., & Holck, U. (2020). Synchronicity in Improvisational Music Therapy – Developing in Intersubjective Field with a Child with Autism Spectrum Disorder. Nordic Journal of Music Therapy, 29:2,112-131. doi: 10.1080/08098131.2019.1680571.

Rabeyron, T., del Canto, J. P. R., Carasco, E., Bissson, V., Vrait, F. X., Berna, F., Bonnot, O. (2020). A Randomized Controlled Trial of 25 Sessions Comparing Music Therapy and Music Listening for Children with Autism Spectrum Disorder. Psychiatry Res, 293:113377. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113377.

Rojas, D.G., Angulo, G. P., & Rodrigues, R. M. S. (2018). Efectos de la Musicoterapia en el Transtorno de Espectro Autista. Revista de Educación Inclusiva, 11(1), 175-192. Recuperado de
https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/317

Salomon-Gimmon, M., & Elefant, C. (2019). Development of Vocal Communication in Children with Autism Spectrum Disorder During Improvisational Music Therapy. Nordic Journal of Music Therapy, 28:3, 174-192. doi: 10.1080/08098131.2018.1529698.

Sharda, M., Tuerk, C., Chowdhury, R., Jamey, K., Foster, N., Custo-Blanch, M. … Hyde, K. (2018). Music Improves Social Communication and Auditory-Motor Connectivity in Children with Autism. Transl Psychiatry, 8(1):231. doi: 10.1038/s41398-018-0287-3.

Sharda, M., Silani, G., Specht, K., Tillmann, J., Nater, U., Gold, C. (2019). Music Therapy for Children with Autism: Investigating Social Behaviour Through Music. Lancet Child Adolesc Health; 3(11):759-761. doi: 10.1016/S2352-4642(19)30265-2.

Thompson, G. (2012). Family-centered Music Therapy in the Home Environment: Promoting Interpersonal Engagement Between Children with Autism Spectrum Disorder and Their Parents. Music Therapy Perspectives, 30(2):109-116. doi: 10.1093/mtp/30.2.109.

Thompson, G., McFerran, K., & Gold, C. (2014). Family-centred music Therapy to Promote Social Engagement in Young Children with Severe Autism Spectrum Disorder: A Randomized Controlled Study. Child: Care, Health Dev, 40(6):840-52. doi: 10.1111/cch.12121.

Thompson, G. A. (2018). Long-term Perspectives of Family Quality of Life Following Music Therapy with Young Children on the Autism Spectrum: A Phenomenoligical Study. J Music Ther, 54(4):432-459. doi: 10.1093/jmt/thx013.

Tricco, A. C., Lillie, E., Zarin, W., O'Brien, K. K., Colquhoun, H., Levac, D. … Straus, S. E. (2018). PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med, 169(7):467-473. doi: 107326/M18-0850.

Zorba, R.S., Akçamete, G., & Özcan, D. (2020). The Analysis of the Music Therapy Program’s Effect on Turn-sharing Skills and Expressing Feelings of Children with Autismo Spectrum Disorder. Croatian Journal of Education, 22(2):631-656. doi: 10.15516/cje.v22i2.3405.
Publicado
2025-05-24
Como Citar
Nelizabete Alves da Silva Dias, Marcos Alberto Taddeo Cipullo, & Andrea Perosa Saigh Jurdi. (2025). O EFEITO DA MUSICOTERAPIA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE ESCOPO . Psicologia Em Estudo, 30. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v30i0.60243
Seção
Artigos originais

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.3
2019CiteScore
 
 
7th percentile
Powered by  Scopus