Em defesa da Ação Católica: Plínio Corrêa de Oliveira, um baluarte da tradição

  • Rodrigo Coppe Caldeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
Palavras-chave: Plínio Corrêa de Oliveira. Ação Católica. Conservadorismo católico

Resumo

Plínio Corrêa de Oliveira é uma das personagens mais atuantes e polêmicas do catolicismo brasileiro contemporâneo. Sua atuação se deu principalmente entre as décadas de 1930 e 1980. Assinalado por um ideal católico antimoderno e integrista, advindo especialmente da luta contrarrevolucionária do final do século XIX e início do XX, lutou contra qualquer tipo de distinção entre a Igreja católica romana e a modernidade, contra qualquer inovação filosófica e teológica. Sistematizou, em duas representantes obras – Revolução e Contra-Revolução (1959) e Em defesa da Ação Católica (1943) -, o que se pode chamar de “ultramontanismo brasileiro” em seus variados aspectos. Esta análise se deterá sobre a obra publicada em 1943 evidenciando a constituição de um tradicionalismo particular pelo pensamento pliniano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Coppe Caldeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
Historiador, Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é professor da PUC Minas. Este ensaio é uma parte modificada de dissertação de mestrado, defendida em 2005.
Publicado
2013-12-15
Como Citar
Caldeira, R. C. (2013). Em defesa da Ação Católica: Plínio Corrêa de Oliveira, um baluarte da tradição. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(16), 97-111. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i16.22629