Em defesa da Ação Católica: Plínio Corrêa de Oliveira, um baluarte da tradição
Abstract
Plínio Corrêa de Oliveira é uma das personagens mais atuantes e polêmicas do catolicismo brasileiro contemporâneo. Sua atuação se deu principalmente entre as décadas de 1930 e 1980. Assinalado por um ideal católico antimoderno e integrista, advindo especialmente da luta contrarrevolucionária do final do século XIX e início do XX, lutou contra qualquer tipo de distinção entre a Igreja católica romana e a modernidade, contra qualquer inovação filosófica e teológica. Sistematizou, em duas representantes obras – Revolução e Contra-Revolução (1959) e Em defesa da Ação Católica (1943) -, o que se pode chamar de “ultramontanismo brasileiro” em seus variados aspectos. Esta análise se deterá sobre a obra publicada em 1943 evidenciando a constituição de um tradicionalismo particular pelo pensamento pliniano.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.