Teoria Sociológica Clássica: o fenômeno religioso em Durkheim, Marx e Weber

  • Rodrigo Augusto Leão Universidade Federal de Goiás.
Palavras-chave: religião, sociologia, método

Resumo

Este trabalho possui a proposta de, a partir dos textos dos clássicos da Sociologia, oferecer aos estudantes das ciências humanas uma intepretação do fenômeno religioso na Sociologia da Durkheim, Marx e Weber. O intuito é oferecer aos alunos de Ciências Sociais uma apresentação dos principais pontos na Sociologia Clássica que permitam o aprofundamento nos estudos sobre religião. Assim é que a partir das mais importantes passagens nas obras essenciais de Durkheim, Marx e Weber, é possível compreender as especificidades não apenas das ideias de cada um sobre a religião, mas também como a abordagem metodológica estabelecida por cada um desses autores reflete em uma análise particular sobre a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Augusto Leão, Universidade Federal de Goiás.
Professor de História de Educação Básica, de Sociologia no Ensino Superior; Doutorando em Sociologia com ênfase na área de religião.
Como Citar
Leão, R. A. (1). Teoria Sociológica Clássica: o fenômeno religioso em Durkheim, Marx e Weber. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(22), 09-23. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i22.28499
Seção
ARTIGOS LIVRES