Teoria Sociológica Clássica: o fenômeno religioso em Durkheim, Marx e Weber
Abstract
Este trabalho possui a proposta de, a partir dos textos dos clássicos da Sociologia, oferecer aos estudantes das ciências humanas uma intepretação do fenômeno religioso na Sociologia da Durkheim, Marx e Weber. O intuito é oferecer aos alunos de Ciências Sociais uma apresentação dos principais pontos na Sociologia Clássica que permitam o aprofundamento nos estudos sobre religião. Assim é que a partir das mais importantes passagens nas obras essenciais de Durkheim, Marx e Weber, é possível compreender as especificidades não apenas das ideias de cada um sobre a religião, mas também como a abordagem metodológica estabelecida por cada um desses autores reflete em uma análise particular sobre a realidade.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.