As implicações pragmáticas da teologia da história pliniana no cotidiano tefepista

  • Gizele Zanotto Universidade de Passo Fundo (UPF)
Palavras-chave: Plínio Corrêa de Oliveira, teologia da história, Tradição, Família e Propriedade (TFP)

Resumo

Neste trabalho analisaremos a compreensão de teologia da história presente nas obras de Plínio Corrêa de Oliveira (1908-1995), destacado líder do laicato paulista nas décadas de 1930/40, expoente do integrismo católico no Brasil, e fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Sociedade - TFP (1960). Nas suas obras analisadas o autor elabora uma compreensão não apenas doutrinária sobre o tema da teologia da história, discorrendo sobre seu teor conceitual e empírico, mas também nos apresenta uma concepção essencialmente pragmática dos seus estudos, visto que esta doutrina soteriológica e escatológica deveria ordenar o pensamento e ação dos católicos em todas as instâncias de suas vidas, visando sua atuação terrena e, especialmente, sua salvação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizele Zanotto, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). 
Como Citar
Zanotto, G. (1). As implicações pragmáticas da teologia da história pliniana no cotidiano tefepista. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(5). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i5.30157
Seção
ARTIGOS LIVRES