As implicações pragmáticas da teologia da história pliniana no cotidiano tefepista
Abstract
Neste trabalho analisaremos a compreensão de teologia da história presente nas obras de Plínio Corrêa de Oliveira (1908-1995), destacado líder do laicato paulista nas décadas de 1930/40, expoente do integrismo católico no Brasil, e fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Sociedade - TFP (1960). Nas suas obras analisadas o autor elabora uma compreensão não apenas doutrinária sobre o tema da teologia da história, discorrendo sobre seu teor conceitual e empírico, mas também nos apresenta uma concepção essencialmente pragmática dos seus estudos, visto que esta doutrina soteriológica e escatológica deveria ordenar o pensamento e ação dos católicos em todas as instâncias de suas vidas, visando sua atuação terrena e, especialmente, sua salvação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.