RELIGIOSIDADE E SENTIMENTO DE PERTENÇA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FESTA EM HOMENAGEM A SÃO JOÃO BATISTA E DA MISSA AFRO NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO “SÃO JOÃO BATISTA” – CAMPO GRANDE/MS
Resumo
O artigo objetiva apresentar o modo como a Comunidade Negra São João Batista, formada por remanescentes de quilombos, situada na zona urbana da cidade de Campo GrandeMS, vivencia o sentimento de pertença e a religiosidade. A partir de uma experiência de observação participante e entrevistas semi-estruturadas, são tecidas considerações acerca do fenômeno religioso e sua encarnação no cotidiano dos afrodescendentes dessa Comunidade. No decorrer do texto são descritos os dois principais eventos religiosos presentes na Comunidade e como ocorre a participação dos seus membros. Constatou-se com a pesquisa profunda imbricação entre cultura e memória na construção ou reconstrução de um estilo celebrativo peculiar, manifestada por meio da tradição religiosa familiar e da Missa Afro.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.