Reflexões sobre corpo e musicalidade nas experiências da religiosidade afro no sul do Brasil.
Resumo
Este trabalho procura refletir sobre aspectos da musicalidade afro-religiosa no Sul do Brasil, a partir da década de 1970 até a atualidade. O enfoque deste trabalho está nas relações entre ritmos e melodias entoados como pontos de umbanda, principais elementos condutores de axé nos ritos que envolvem incorporação de orixás e entidades do panteão afro-brasileiro, assim como suas ressignificações em outras manifestações das culturas africanas na Diáspora, como as rodas de samba. Dessa forma, a partir do trânsito e o diálogo entre esses dois ambientes culturais afro-brasileiros, procuramos entender o significado dos conceitos de sagrado e profano para as comunidades afro-religiosas, a partir das singularidades de uma cosmovisão que ressignifica as noções de corpo e religiosidade nas relações com diferentes ambientes naturais e sociais.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.