Reflexões sobre corpo e musicalidade nas experiências da religiosidade afro no sul do Brasil.

  • Paulino de Jesus Francisco Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Diáspora Africana, Religiosidades Afro-Brasileiras, Música popular, Corpo

Resumo

Este trabalho procura refletir sobre aspectos da musicalidade afro-religiosa no Sul do Brasil, a partir da década de 1970 até a atualidade. O enfoque deste trabalho está nas relações entre ritmos e melodias entoados como pontos de umbanda, principais elementos condutores de axé nos ritos que envolvem incorporação de orixás e entidades do panteão afro-brasileiro, assim como suas ressignificações em outras manifestações das culturas africanas na Diáspora, como as rodas de samba. Dessa forma, a partir do trânsito e o diálogo entre esses dois ambientes culturais afro-brasileiros, procuramos entender o significado dos conceitos de sagrado e profano para as comunidades afro-religiosas, a partir das singularidades de uma cosmovisão que ressignifica as noções de corpo e religiosidade nas relações com diferentes ambientes naturais e sociais.

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Biografia do Autor

Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC (2008/2012), membro da Comissão Assessora de Diversidade para Assuntos Relacionados a Educação dos Afro-Brasileiros - CADARA/MEC (2003/2015), membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR/SEPPIR (2012/2016), presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2012-2016). Atualmente é Diretor da Associação de Investigadores Negros da América Latina e Caribe (AINALC), Secretário Nacional de Educação da União de Negros pela Igualdade - UNEGRO, Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC, membro de Comissão Acompanhamento da Lei de Cotas do Ministério da Educação e professor associado - dedicação integral da Universidade do Estado de Santa Catarina. É Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Populações de Origem Africana no Brasil e Em Santa Catarina, atuando principalmente nos seguinte, s temas: negros, história, educação, santa catarina e populações de origem africana.
Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro, Universidade do Estado de Santa Catarina
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História - História do Tempo Presente - na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, sob orientação do Prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso. Possui Graduação e Mestrado em História na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)/ABPN e ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/NEAB-SC, participando do Programa de Extensão Memorial Antonieta de Barros. Atua profissionalmente como servidora efetiva no Governo do Estado de Santa Catarina, exercendo a cargo de Analista de Cultura na Gerência de Políticas de Cultura da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Como pesquisadora na área de História do Tempo Presente, trabalha com temas ligados à cultura afro-brasileira, especialmente na área da música popular, povos de terreiro, patrimônio cultural e políticas culturais.
Publicado
2018-04-30
Como Citar
Cardoso, P. de J. F., & Pinheiro, L. B. M. (2018). Reflexões sobre corpo e musicalidade nas experiências da religiosidade afro no sul do Brasil. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(31), 43-64. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i31.41852
Seção
CHAMADA TEMÁTICA