Êxtase como locus hermenêutico na Experiência Religiosa dos Pentecostalismos

  • David Mesquiati Oliveira Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)
  • Kenner Roger Cazotto Terra Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)
Palavras-chave: Êxtase, Hermenêutica pentecostal, Experiência religiosa

Resumo

Este artigo está dividido em duas partes. Na primeira, há duas seções, as quais pretendem relacionar o movimento pentecostal com a Reforma Protestante do século XVI, ao mesmo tempo em que o diferencia dos típicos protestantes, para inserir essa tradição cristã no seu contexto e perceba a especificidade do êxtase como constituição da sua experiência religiosa. Na segunda parte, busca-se caracterizar o êxtase pentecostal e a sua importância no procedimento hermenêutico pentecostal. Para isso, apresentar-se-á, à luz da história da interpretação, a maneira como o fiel pentecostal lê o texto bíblico, cujas experiências extáticas servem como lugar de reconhecimento da experiência do texto e determinam sua visão de mundo e perspectiva teológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Mesquiati Oliveira, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (UNIDA) e professor de Teologia na Graduação na mesma instituição. Coordenador da RELEP Brasil (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais) e presidente da FTL (Fraternidade Teológica Latino-americana, Setor Brasil). Doutor em Teologia (PUC-Rio) e com estudos de pós-doutorado na Faculdades EST e na PUC-Rio.
Kenner Roger Cazotto Terra, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)
Mestre e Doutor em Ciências da Religião (UMESP), membro do Grupo Oracula de Pesquisa, da ABIB (Associação Brasileira de Interpretação Bíblica), da BAAS (The Bible Across the Americas Seminar), da RELEP Brasil (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais) e coordenador da FTL-ES (Fraternidade Teológica Latino Americana, Setor Espírito Santo). Docente da Graduação em Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (Mestrado Profissional) da Faculdade Unida de Vitória (UNIDA).
Publicado
2018-04-30
Como Citar
Oliveira, D. M., & Terra, K. R. C. (2018). Êxtase como locus hermenêutico na Experiência Religiosa dos Pentecostalismos. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(31), 65-86. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i31.41882
Seção
CHAMADA TEMÁTICA