A educação franciscana: a intentio de Francisco e a evolução das letras entre os menoritas

Palavras-chave: São Francisco de Assis, universidades medievais, conventos franciscanos, estudos dos frades menores

Resumo

Este artigo tem como escopo analisar o processo de letramento e formação dos estudos entre os frades menores a partir das percepções de São Francisco. A cronologia se situa entre o tempo de Francisco vivo no ministério de sua Ordem (c.1215-1226) e os desdobramentos seguintes após a sua morte até aproximadamente 1250. A dedicação dos frades aos estudos e aos graus acadêmicos medievais era um debate que se suscitava a intentio de Francisco. Portanto, a partir das direções dadas pelo fundador dos frades menores havia a questão se era cabível ou não ao menorita se dedicar aos estudos. Assim, a vontade de Francisco, muitas vezes, concorria com os rumos reais que a Ordem tomava. Como exemplo, o letramento dos frades e a institucionalização da Ordem aos moldes da Igreja. Fato foi que os estudos na Ordem dos Frades Menores, paulatinamente, se tornaram uma premissa para se tornar um frade menor.

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Biografia do Autor

Maurício Alves Carrara, Universidade Federal de São João del ReiUniversidade Federal Fluminense

Graduado em História pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Mestre em História (Cultura e Identidade) pela UFSJ com a dissertação "A questão filosófica do 'indivíduo singular' no campo do saber universitário medieval - o caso de João Duns Scotus (c.1285-1308)". Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF com a tese: " As muitas faces de Franciscisco: Memória e representações (séculos XII e XIII)". Interesses pela área de Idade Média Central, Teoria da História, Mémória, Filosofia Medieval no campo da Universidade do século XIII e História da Ordem dos Frades Menores.

Publicado
2019-08-10
Como Citar
Carrara, M. A. (2019). A educação franciscana: a intentio de Francisco e a evolução das letras entre os menoritas. Revista Brasileira De História Das Religiões, 12(35). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v12i35.46421