A educação franciscana: a intentio de Francisco e a evolução das letras entre os menoritas
Resumo
Este artigo tem como escopo analisar o processo de letramento e formação dos estudos entre os frades menores a partir das percepções de São Francisco. A cronologia se situa entre o tempo de Francisco vivo no ministério de sua Ordem (c.1215-1226) e os desdobramentos seguintes após a sua morte até aproximadamente 1250. A dedicação dos frades aos estudos e aos graus acadêmicos medievais era um debate que se suscitava a intentio de Francisco. Portanto, a partir das direções dadas pelo fundador dos frades menores havia a questão se era cabível ou não ao menorita se dedicar aos estudos. Assim, a vontade de Francisco, muitas vezes, concorria com os rumos reais que a Ordem tomava. Como exemplo, o letramento dos frades e a institucionalização da Ordem aos moldes da Igreja. Fato foi que os estudos na Ordem dos Frades Menores, paulatinamente, se tornaram uma premissa para se tornar um frade menor.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.