A descoberta da “Outra”: Gustavo Corção e a recepção do Concílio Vaticano II
Abstract
O presente artigo discute a reação de Gustavo Corção ao aggiornamento do Concílio Vaticano II (1962-1965). A hipótese aqui trabalhada é que sua reação de Gustavo Corção pertence a uma vertente integrista. Para isto são analisados os artigos de Corção publicados entre 1959 e 1978 no Diário de Notícias e O Globo. O artigo está organizado em dois movimentos. O primeiro trata a recepção de Corção aos preparativos e à realização do Concílio. Já o segundo aborda as repercussões das mudanças indicadas pelo Vaticano II, cujos efeitos alcançaram a Igreja Católica nos últimos anos da década de 1960 e também na de 1970. Nessa segunda seção é apresentada a aproximação de Corção com a visão de mundo integrista. O artigo conclui mostrando que a radicalização de Corção em direção ao integrismo resultou em uma perda de legitimidade de sua voz como grande leigo-intelectual das hostes católicas brasileiras.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.