CATOLICISMO E CAPITALISMO DE BEM-ESTAR SOCIAL (1945-1970)
Abstract
Com o fim da Segunda Guerra Mundial revelou-se a crise da história linear amparada no substrato positivista burguês. Não se tinha mais a nítida certeza da realização da sociedade técnico-científica, já que se estaria prenunciando com o lançamento das bombas atômicas sobre Nagasaki e Hiroshima a desintegração do gênero humano. Sentiu-se, afinal, a fragilidade das estruturas sociais, políticas e econômicas. O ávido desejo pelo desenvolvimento progressivo das nações mostrou-se deveras trágico. Os ventos da guerra haviam espalhado o cheiro fétido dos cadáveres que apodreciam diante dos olhos da intelectualidade e da elite governante que estupefatos reconheceram a miséria humana olvidada e varrida para debaixo do tapete daquela história.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.