A importância dos Mitos Orientais sobre a morte para a compreensão da Condição Humana
Abstract
Este artigo contém uma proposta de reflexão, à luz do enfoque sistêmico-complexo, sobre o tema da morte interdita. Buscamos aplicar a alguns mitos antigos orientais o pensamento de Edgar Morin. A considerar a condição humana o terceiro dos sete saberes necessários à educação do futuro, como ele propõe. Argumentamos que as abordagens mitológicas da morte como algo não dual e, ao mesmo tempo, inerente aos seres humanos, podem contribuir para a sua utilização em novas práticas de ensino-aprendizagem que levam em conta a crise socioecológica global. Mais precisamente, os mitos de Gilgameš, de Osíris e da Trimurti hindu são vistos como pontos de referência importantes na formação de uma consciência mais lúcida da nossa tríplice condição: ao mesmo tempo cósmica, física e terrestre.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.