A importância dos Mitos Orientais sobre a morte para a compreensão da Condição Humana

  • Aline Dias da Silveira UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Lula Costa UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raisa Sagredo UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Este artigo contém uma proposta de reflexão, à luz do enfoque sistêmico-complexo, sobre o tema da morte interdita. Buscamos aplicar a alguns mitos antigos orientais o pensamento de Edgar Morin. A considerar a condição humana o terceiro dos sete saberes necessários à educação do futuro, como ele propõe. Argumentamos que as abordagens mitológicas da morte como algo não dual e, ao mesmo tempo, inerente aos seres humanos, podem contribuir para a sua utilização em novas práticas de ensino-aprendizagem que levam em conta a crise socioecológica global. Mais precisamente, os mitos de Gilgameš, de Osíris e da Trimurti hindu são vistos como pontos de referência importantes na formação de uma consciência mais lúcida da nossa tríplice condição: ao mesmo tempo cósmica, física e terrestre.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Dias da Silveira, UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina

Professora  Adjunta no Departamento de Graduação e Pós-Graduação em História (PPGH) - UFSC; Professora no PROFhistória na mesma universidade. Possui Doutorado em História Medieval pela Universidade Humboldt de Berlim – Alemanha (2008). É membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais – ABREM – e do GT-ANPUH/SC de História Antiga e Medieval. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum). Área: História Medieval.

Daniel Lula Costa, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em História pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá. É integrante do LERR – Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidades – da UEM, e integrante do Meridianum – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais – da UFSC. Área: História Medieval.
Raisa Sagredo, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em História pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em História pela mesma. Integrante do Grupo de Estudos em História Antiga – GEHA – e do Meridianum – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais, ambos da UFSC. Área: História Antiga.
Published
2018-12-30
How to Cite
Dias da Silveira, A., Lula Costa, D., & Sagredo, R. (2018). A importância dos Mitos Orientais sobre a morte para a compreensão da Condição Humana. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(33), 71-97. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i33.37203