“Uma leitura marxista das conclusões de Medellín”: problemas conceituais-semânticos nas relações Igreja-Estado no Brasil (1970-1971)
Abstract
Este artigo é um desdobramento de uma pesquisa que iniciamos no ano de 2017 sobre a recepção da IIª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Medellín (Colômbia-1968) na sociedade e na Igreja brasileiras. Particularmente sobre uma documentação encontrada no Centro de Documentação e Informação da CNBB (CDI-CNBB) intitulado “Missão da Igreja e transformação da sociedade brasileira”. Este Seminário também se debruçou sobre uma série de materiais que circulavam entre os muitos grupos de cristãos católicos e que possuíam uma hermenêutica particular de Medellín como o texto “Exemplo de uma leitura marxista das conclusões de Medellín”. O problema conceitual-semântico utilizado por Medellín suscitava as interpretações mais diversas. Estes conceitos procuravam dar conta da nova realidade histórica marcada por muitas rupturas e contestações intensas iniciadas em 1968.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.