Entre a vida e a morte: a importância do ex-voto como elemento sígnico
Abstract
O artigo elucida a diferença entre as “alminhas”, os “pedidos” e os ex-votos. Mostra o potencial signico do ex-voto e as suas vinculações com a semiologia e iconografia. No seu percurso bases teóricas de diversas áreas que mostram como o objeto ex-votivo se dissipa na diversidade científica, quando é visto como patrimônio cultural, tradição, comunicação e fonte para o estudo da memória social. No caminho, e na busca de diferenciá-lo de objetos que consagram a morte e os votos, definições, conceitos e ilustrações que demarcam os lugares e tipologias do ex-voto, como também, e principalmente, o objetivo principal desse elemento milenar da religião do povo.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.