As representações sagradas nos ex-votos pictóricos do mundo luso-brasileiro (séculos XVIII e XIX)
Abstract
O objetivo deste texto é pensar as representações das figuras santas nos ex-votos pictóricos dos séculos XVIII e XIX no mundo luso-brasileiro diante das diretrizes do Concílio de Trento sobre esse aspecto; como esses objetos dialogavam ou não com as determinações da Igreja pós-Trento. Dessa maneira, inicialmente foi importante investigar quem eram os artistas responsáveis pela confecção dos ex-votos pintados. Como a maior parte dos responsáveis pela pintura desses objetos é anônima, partiu-se dos próprios ex-votos para a compreensão dos pintores que se dedicavam a este tipo de trabalho. Em seguida, diante dos diversos ex-votos disponíveis para análise, selecionou-se os acervos daqueles que se sabia a origem primeva, ou seja, em qual espaço sagrado eles foram depositados inicialmente pelos fiéis. O intuito foi compreender o diálogo desses objetos com o restante das representações imagéticas no theatrum sacrum das capelas e igrejas espalhadas no mundo luso-brasileiro.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.