As Formas de Adaptabilidade do Neopentecostalismo Brasileiro à Mídia

Abstract

O presente artigo analisa a construção histórica e as principais características do neopentecostalismo no Brasil, sobretudo enquanto forma de expressão religiosa veiculada pela mídia. Tem por objetivo averiguar como a religiosidade neopentecostal ampliou sua influência social, seu alcance midiático e vínculos políticos ao longo dos anos finais do século XX e início do século XXI. O levantamento bibliográfico foi feito a partir da sociologia e da história das religiões e teve como preocupação a verificação sobre como uma expressão não hegemônica do cristianismo e do conservadorismo brasileiro ocupou os horários na mídia hegemônica. Nesse sentido, parte da premissa metodológica de que sua visibilidade, no contexto político brasileiro nos últimos anos, foi construída historicamente por meio do fortalecimento precedente de sua participação empresarial no mercado midiático com a aquisição de concessões de emissoras de TV, tecnologias e canais de radiodifusão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Formado em Filosofia pela PUC/PR, de Curitiba (1978), com mestrado em Educação pela UNIMEP de Piracicaba (1987) e doutorado em Educação pela UNICAMP, de Campinas (1996). Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, campus de Maringá. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na Modernidade. 

William Robson Cazavechia, UEM (Universidade Estadual de Maringá)

Formado em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR (2006), em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019), com mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2017) e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM. Participante do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na Modernidade. Direção eletrônica: cazavechia.william@hotmail.com.

References

APPLE, Michael W. Educando à Direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
BABIN, Pierre; McLUHAN, Marsharll. Era Electrônica, Um Novo Homem, Um Cristão Diferente. Lisboa: Multinova, 1978.
BARRERA, Paulo. Matrizes Protestantes do Pentecostalismo. In: PASSOS, João Décio. Movimentos do Espírito: matrizes, afinidades e territórios pentecostais. São Paulo: Paulinas, 2005. p. 79-113.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Organização e Apresentação Márcio Seligmann-Silva. Porto Alegre: L&PM, 2015. Edição do Kindle – 2602 posições.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. 2ª impressão. São Paulo: Paulus, 2003.
BRASIL. IBGE. Características Gerais da População, Religião e Pessoas com Deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: Jan de 2020.
CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, Templo e Mercado. 2ª Edição. Petrópolis: Vozes; São Paulo: UMESP, 1997.
FIEGENBAUM, Ricardo Zimmermann. São os Grupos Evangélicos Midiáticos Herdeiros da Reforma? In: RIBEIRO, Claudio de Oliveira; ROCHA, Alessandro Rodrigues (orgs.). Ecumenismo e Reforma. São Paulo: Paulinas, 2017. p. 275-289.
FRESTON, Paul. “Neo-Pentecostalism” in Brazil: Problems of Definition and the Struggle for Hegemony. In: ARCHIVES de sciences sociales des religions, n°105, 1999. pp. 145-162. Disponível em : https://www.persee.fr/doc/assr_0335-5985_1999_num_105_1_1082. Acesso em: 15 abr. 2020.
GALLEGO, Solano Esther (org.). O Ódio Como Política: a reinvenção das direitas no Brasil. A frente conservadora no brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. Edição do Kindle, 2184 posições.
JEREMIAS, Joaquim. Teologia do Novo Testamento. 2ª edição. São Paulo: Editora Teológica, 2004.
KITTEL, Rudolf; ALT, A.; EIßFELD, O.; KAHLE, P. (Ed.). Biblia Hebraica Stuttgartensia. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 1967.
MEDIA Owership Monitor (MOM). A Hegemonia da Concentração Sem Limites. 2017. Disponível em: https://brazil.mom-rsf.org/br/destaques/concentracao/. Acesso em: 15 abr. 2020.
MEDIA Owership Monitor (MOM). Participação Religiosa na Mídia Brasileira. 2017. Disponível em: https://brazil.mom-rsf.org/br/destaques/participacao-religiosa-na-midia/. Acesso em: 15 abr. 2020.
MEDIA Owership Monitor (MOM). Igreja Universal do Reino de Deus. 2017. Disponível em: https://brazil.mom-rsf.org/br/proprietarios/empresas/detail/company/company/sh ow/univ ersal -church-of-the-kingdom-of-god/. Acesso em: 15 abr. 2020.
MORAES, Dênis de. Sistemas midiático, mercantilização cultural e poder mundial. In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, Poder e Contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013. p.19-52.
PASSOS, Joao Décio. Pentecostais: origens e começo. São Paulo: Paulinas, 2005.
RAMONET, Ignacio. Meios de Comunicação: um poder a serviço de interesses privados? In: MORAES, Dênis de (org.). Mídia, Poder e Contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013. p.53-70.
SILVA, Cássio Murilo Dias da. Metodologia de Exegese Bíblica. São Paulo: Paulinas, 2000.
STEGEMANN, Ekkehard W. STEGEMENN, Wolfgang. História Social do Protocristianismo: os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Leopoldo, RS: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2004.
VASCONCELLOS, Pedro Lima. Fundamentalismos: matrizes, presenças e inquietações. São Paulo: Paulinas, 2008.
WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte: PUC/Minas, 2016.
Published
2020-12-04
How to Cite
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, & Cazavechia, W. R. (2020). As Formas de Adaptabilidade do Neopentecostalismo Brasileiro à Mídia. Revista Brasileira De História Das Religiões, 13(39). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v13i39.54668