“Naquele dia levantarei a tenda desmoronada de David”: O messianismo judaico e o estabelecimento do Tribunal do Santo Oficio em Portugal

  • Sezinando Luiz Menezes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • José Henrique Rollo Gonçalves Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Saulo Henrique Justiniano Silva Faculdade Alvorada de Maringá
Palavras-chave: Cristãos-novos, inquisição, messianismo judaico

Resumo

O trabalho analisa manifestações do messianismo judaico nas décadas que antecederam a instauração do tribunal do Santo Ofício em Portugal. O messianismo, especificamente o judaico, é um fenômeno social de “longa duração”, contudo, assumiu características distintas ao longo da história. O século XVI viveu um florescimento do sonho messiânico. Para alguns judeus, pressionados pelas perseguições, confiscos de bens e conversões forçadas ao cristianismo, as sagradas escrituras e os estudos cabalísticos afirmavam a possibilidade do próximo advento de um reino messiânico. Nesse texto, procura-se estabelecer uma relação entre o crescimento do messianismo judaico e a efetiva instauração do tribunal da inquisição em terras lusitanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sezinando Luiz Menezes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutor em História Econômica (USP), Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do LEIP – Laboratório de Estudos do Império português da Época Moderna.
José Henrique Rollo Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutor em História Comparada (UFRJ), Professor do Departamento de História e do Curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pesquisador do Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações - Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história da UEM.
Saulo Henrique Justiniano Silva, Faculdade Alvorada de Maringá
Especialista em História das Religiões (UEM), Professor do Departamento de História da Faculdade Alvorada de Maringá, Membro do Laboratório de Estudos do Império Português e Mestrando do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Como Citar
Menezes, S. L., Gonçalves, J. H. R., & Silva, S. H. J. (1). “Naquele dia levantarei a tenda desmoronada de David”: O messianismo judaico e o estabelecimento do Tribunal do Santo Oficio em Portugal. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(16), 327-342. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i16.23505