“Naquele dia levantarei a tenda desmoronada de David”: O messianismo judaico e o estabelecimento do Tribunal do Santo Oficio em Portugal
Resumo
O trabalho analisa manifestações do messianismo judaico nas décadas que antecederam a instauração do tribunal do Santo Ofício em Portugal. O messianismo, especificamente o judaico, é um fenômeno social de “longa duração”, contudo, assumiu características distintas ao longo da história. O século XVI viveu um florescimento do sonho messiânico. Para alguns judeus, pressionados pelas perseguições, confiscos de bens e conversões forçadas ao cristianismo, as sagradas escrituras e os estudos cabalísticos afirmavam a possibilidade do próximo advento de um reino messiânico. Nesse texto, procura-se estabelecer uma relação entre o crescimento do messianismo judaico e a efetiva instauração do tribunal da inquisição em terras lusitanas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.