INTELECTUAIS CATÓLICOS E A ILUSÃO DA CATEQUESE NO BRASIL

  • Solange Ramos de Andrade UEM
Palavras-chave: Igreja Católica, religião afro-brasileira, Nina Rodrigues, discurso

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar alguns apontamentos sobre o processo de construção do discurso sobre a identidade religiosa no Brasil, a partir da influência dos intelectuais, iniciando com a obra de Nina Rodrigues, em fins do século XIX, fornecedor das primeiras descrições acerca das manifestações religiosas africanas e as relações com as crenças de cunho católico que o escravo encontrou e assimilou, até os principais autores da década de 1960, como Thales de Azevedo. A questão que permeará esta reflexão: como os intelectuais brasileiros abordaram a questão religiosa no Brasil, especificamente as relações entre o catolicismo e as demais manifestações religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Ramos de Andrade, UEM
Doutorado em História e Professora do Programa de Pós Graduação em História e do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. 
Como Citar
Andrade, S. R. de. (1). INTELECTUAIS CATÓLICOS E A ILUSÃO DA CATEQUESE NO BRASIL. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(14). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i14.30247