O negro no romance espírita: possibilidades de escrita na história

Palavras-chave: Relações raciais, Espiritismo, Romance espírita

Resumo

Essa escrita trata da contribuição do estudo dos romances espíritas para o entendimento histórico das relações raciais no espiritismo brasileiro de matriz francesa. Analisamos essa literatura como espaço para construção de sentidos sobre o negro que merecem ser tensionados pelo historiador para que os discursos, não obstante suas identificações doutrinárias, não sejam naturalizados, nem apartados do social. Para tanto, realizamos considerações sobre o papel do romance espírita no Brasil pontuando como, a partir de 1990, aumenta esse tipo de publicação com temas relacionados ao negro. Entretanto, um romance publicado em 1976 parece ter sido o primeiro a abordar a questão. Sobre seu conteúdo nos detemos na segunda parte do artigo, analisando os significados sobre o negro e a escravidão negra, dispostos na obra. No segmento final, indicamos como esse tipo de publicação pode ser explorado para problematizar a questão da escrita sobre o negro no espiritismo, campo vasto à pesquisa e reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Maria Albuquerque de Lima Saraiva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado (2015), Bacharelado (2012) e Licenciatura (2011) em História, também pela mesma Instituição. Atua na área de História, principalmente nos seguintes temas: Cultura, Literatura, Religião, Diáspora Negra, Questão Racial no Brasil.

Emanuela Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco
Professora Adjunta IV do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pernambuco desde 2009. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Mestra em História, pela mesma Universidade (2003). Bacharel em História pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Atua na área de Documentação Museológica, Patrimônio Cultural de C&T, Gestão Pública de Museus e do Patrimônio Cultural.
Publicado
2017-05-02
Como Citar
Albuquerque de Lima Saraiva, D. M., & Ribeiro, E. S. (2017). O negro no romance espírita: possibilidades de escrita na história. Revista Brasileira De História Das Religiões, 10(28), 43-61. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i28.35104