<b>Performance factors in the first serve in competitive tennis players</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10540

  • Pedro Cabral Mendes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • Rui Manuel Sousa Mendes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • Juan Pedro Fuentes Garcia Facultad de Ciencias del Deporte - Universitad de Extremadura
  • Francisco José Ascenso Campos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • Ruperto Antunez Menayo Facultad de Ciencas del Deporte da Universidad de Extremadura
  • Duarte Fernando da Rosa Belo Patronilho Araújo Faculdade de motricidade Humana da Universidade técnica de lisboa
Keywords: Tênis, Constrangimentos ambientais, Desempenho esportivo.

Abstract

This study analyzes the constraints in the tennis match and the coaching methods most valued and used by the tennis competition coaches. A questionnaire was validated in three languages, Portuguese, English and Spanish (pilot study). Later, 140 coaches participated on the study. Data analysis was conducted by a factorial analysis which resulted in the acceptance of two factorial structures: constraints on the performance of the service and on the coaching methods. The coaches considered the coordination, central physical fatigue, self-confidence, concentration, emotional control and motivation very important in the performance of the first serve. We conclude that the trend of competition training is for the accuracy, the practice in conditions that mimic competition, psychological skills training on the court and power. The coaches overemphasize the intrinsic factors over the extrinsic factors and the coaching is not directed to the functional motor variability.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Pedro Cabral Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
Licenciado no curso de Professores do Ensino Básico na variante de Educação Física pela Escola Superior de educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra (1993). Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra (2000). Mestrado em Desenvolvimento e Adaptação Motora pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (2005). Tem experiência na área do treino desportivo e mais concretamente na modalidade de Ténis de Campo. Actualmente investiga na área do controlo motor. Exerce funções de docência como Prof. Adjunto na Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra. È director Técnico do Clube Ténis de Coimbra (Portugal).
Rui Manuel Sousa Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
Licenciado em Educação Física - Ramo de Formação Educacional pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (1989). Mestrado em Desenvolvimento da Criança – Variante de Desenvolvimento Motor pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (1994). Doutorado em Motricidade Humana - especialidade de Ciências da Motricidade pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (2001). Investiga na área de desenvolvimento motor e aprendizagem motora. As suas linhas de investigação têm-se centrado na informação de retorno, interferência contextual e variabilidade motora. É Professor Coordenador na Escola Superior de Educação de Coimbra e actualmente é presidente desta instituição.
Juan Pedro Fuentes Garcia, Facultad de Ciencias del Deporte - Universitad de Extremadura
Licenciado em Ciências do Desporto pelo Instituto Nacional de Educação Física de Madrid (1991). Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade De Ciências do desporto da Universidade de Extremadura - Cáceres (2001). Autor de inúmeros artigos e comunicações científicas nacionais e internacionais sobre o ténis no contexto da metodologia do treino e do controlo motor. Coordenador da “Área didáctica” da Escola Nacional de Maestría de Ténis da Real Federação Espanhola de Ténis. Responsável pela Formação de treinadores da Federação Catarinense de Ténis (Brasil) desde 1999. Responsável na Europa pela Federação Catarinense de Ténis (Brasil) desde 1999. Professor Associado a tempo integral na Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade da Extremadura. Professor Contratado a Doutor a tempo completo
Francisco José Ascenso Campos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
Bacharelato no curso de Desporto, variante de Condição Física pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém (2003). Licenciado no curso de Desporto, variante de Condição Física pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém (2004). Pós-Graduado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2006). Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Tem experiência na área do Fitness e Condição Física, mais especificamente como instrutor de actividades de grupo de fitness (Aeróbica, Step, Ginástica Localizada). Investigação essencialmente centrada no comportamento do professor de actividades de grupo de fitness (feedback pedagógico - tese de licenciatura; liderança - tese de mestrado; qualidade - tese de doutoramento). Exerce funções de docência como assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.
Ruperto Antunez Menayo, Facultad de Ciencas del Deporte da Universidad de Extremadura
Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Extremadura - Cáceres/ Espanha (2003). Diplomado em Estudos Avançados em Motricidade Humana pela Universidade de Extremadura (2005). Grau de licenciatura em Ciências da Actividade Física e do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Extremadura -Cáceres (2006). Tem como linhas de investigação a Psicologia ecológica e aprendizagem motora, variabilidade motora, aprendizagem e rendimento desportivo e, Processos de Controlo e Aprendizagem motora sobre diferentes condições de prática. Autor de numerosos artigos e comunicações científicas nacionais e internacionais sobre ténis e controlo e aprendizagem motora.
Duarte Fernando da Rosa Belo Patronilho Araújo, Faculdade de motricidade Humana da Universidade técnica de lisboa
Duarte Araújo, PhD, é Professor Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal. A sua investigação centra-se na dinâmica ecológica da cognição e da acção dos peritos no desporto. Este tema levou-o a receber diversos prémios de investigação (ACAPS, ECSS, Santander-UTL). Foi membro eleito da International Society of Sport Psychology e fundou e coordenou a European Network of Sport Specialists in Sport Psychology. Actualmente é orientador de estudantes de mestrado e doutoramento de Portugal, Itália e Brasil. Escreveu mais de vinte artigos em revistas internacionais com impact factor, bem como livros com edições portuguesas, inglesas e estadunidenses.
Published
2011-08-24
How to Cite
1.
Mendes PC, Mendes RMS, Garcia JPF, Campos FJA, Menayo RA, Araújo DF da RBP. <b>Performance factors in the first serve in competitive tennis players</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10540. JPhysEduc [Internet]. 2011Aug.24 [cited 2025Oct.11];22(3):315-26. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10540
Section
Original Articles