<b>Representações sociais sobre a educação física na educação infantil</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.12684

  • André Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karolina Sarmento Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Felipe Rodrigues da Costa Universidade Gama Filho
  • Sebastião Josué Votre Universidade Gama Filho
Palavras-chave: Educação física, Educação infantil, Representações sociais.

Resumo

Este estudo objetiva identificar e discutir as representações sociais que professores de um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES possuem sobre a Educação Física. Além disso, analisa em que medida estas representações se aproximam ou se distanciam das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do município. Utiliza os estudos com o cotidiano como pressuposto teórico-metodológico. Os dados foram produzidos pela observação participante e por entrevistas semiestruturadas. Sobressaem representações que concebem a educação física como um momento de descanso para as professoras regentes e como disciplina auxiliar para atender às demandas da escola. Além disso, a desvalorização da educação física e a adoção de um modelo esportivizante de intervenção indicam divergências com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica das Atividades Humanas.
Karolina Sarmento Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo
Acadêmica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor Doutor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).
Felipe Rodrigues da Costa, Universidade Gama Filho
Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).
Sebastião Josué Votre, Universidade Gama Filho
Professor Pós-Doutor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho. Coordenador do Grupo de Pesquisa Semiótica das Atividades Humanas.
Publicado
2012-09-30
Como Citar
1.
Mello AS, Rodrigues KS, Santos W dos, Costa FR da, Votre SJ. <b>Representações sociais sobre a educação física na educação infantil</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i3.12684. JPhysEduc [Internet]. 30º de setembro de 2012 [citado 15º de setembro de 2025];23(3):443-55. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12684
Seção
Artigos Originais