<b>Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora.</b> doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820

  • Márcio Mário Vieira Professor Mestre da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – FESBH, Belo Horizonte, MG e aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Herbert Ugrinowitsch Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte

Abstract

O fornecimento de conhecimento de resultados (CR) envolve os aspectos temporais, que consiste no momento em que o CR é fornecido além de se relacionar a três intervalos: Pré-CR, Pós-CR e o intervalo intertentativas. O presente estudo investigou esses intervalos em três diferentes experimentos. Noventa voluntários desempenharam uma tarefa de posicionamento com sequência e tempo alvo pré-estabelecidos. Testes de transferência imediata e atrasada foram realizados em nova sequência e tempo alvo, sem CR. O teste de transferência atrasada foi realizado 24 horas após a fase de aquisição. Os três experimentos foram conduzidos para investigar os efeitos do pré-CR, intervalo pós-CR e o intervalo intertentativas, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos na condição do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas. Concluiu-se que os efeitos do intervalo pré-CR e intervalo intertentativas podem ser mais efetivos para a aprendizagem motora que o intervalo pós-CR.


Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Márcio Mário Vieira, Professor Mestre da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – FESBH, Belo Horizonte, MG e aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais
Aluno de doutorado em Ciências do Esporte - UFMG
Herbert Ugrinowitsch, Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Esportes  Área de Comportamento Motor
Rodolfo Novellino Benda, Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte
Departamento de Educação Física Área de Comportamento Motor
Published
2013-07-04
How to Cite
1.
Vieira MM, Ugrinowitsch H, Benda RN. <b>Efeitos dos intervalos pré-cr, pós-cr e intertentativas em aprendizagem motora.</b&gt; doi: 10.4025/reveducfis.v24i2.17820. JPhysEduc [Internet]. 2013Jul.4 [cited 2025Oct.11];24(2):181-94. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/17820
Section
Original Articles