Indicadores de desempenho no voleibol sentado

  • Marcelo de Castro Haiachi Universidade Federal de Sergipe NUPAFISE - Linha de pesquisa em Estudos Olímpicos
  • Marcos Bezerra Almeida Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe
  • Bruno Ribeiro Ramalho Oliveira
  • Tony Meireles Santos

Abstract

O objetivo do estudo foi descrever os indicadores de desempenho no voleibol sentado a partir das características da pontuação. A amostra foi composta de 12 equipes em diferentes competições esportivas: alto rendimento internacional, alto rendimento nacional e nível intermediário nacional. Foi avaliado um total de 1026 rallies distribuídos por 24 sets. Para obter as características da pontuação (acertos – AC, erros – ERR e erros do adversário - EADV) foi utilizado um scout de finalização. Os resultados encontraram uma predominância das ações de AC sobre os EADV. As ações ofensivas apresentaram maiores frequências no ataque, nos contra-ataques e nas ações de bloqueio. Em relação aos ERR as maiores frequências ocorreram na recepção, no saque e no toque na rede. Ao obter informações do aproveitamento das equipes o estudo possibilita à modalidade elementos a serem considerados em suas abordagens técnicas e táticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Marcelo de Castro Haiachi, Universidade Federal de Sergipe NUPAFISE - Linha de pesquisa em Estudos Olímpicos

Mestre em Ciência da Motricidade Humana

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe

Membro Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Aptidão Física e Olimpismo de Sergipe - Linha de pesquisa em Estudos Olímpicos

Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Esportes Adaptados (UFRRJ)

Published
2014-10-03
How to Cite
1.
Haiachi M de C, Almeida MB, Oliveira BRR, Santos TM. Indicadores de desempenho no voleibol sentado. JPhysEduc [Internet]. 2014Oct.3 [cited 2025Oct.11];25(3):335-43. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/19845
Section
Original Articles