As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física

  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte
  • Jeferson Rodrigues de Souza cefid.udesc
  • Vinicius Zeilmann Brasil cefid.udesc
  • Thais Emanuelli da Silva cefid.udesc
  • Juarez Vieira do Nascimento CDS.UFSC
Palavras-chave: Educação Fisica, Esporte, Esnino

Resumo

O objetivo principal é analisar as crenças ou conhecimentos prévios de alunos de Graduação em Educação Física a respeito do ensino dos esportes, quando ingressam na universidade. Foram adotados procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa de caráter descritivo interpretativo de estudos de casos múltiplos. Cinco estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade pública foram investigados. Os instrumentos utilizados foram roteiro de entrevista semi-estruturada; observação sistemática; procedimentos de estimulação de memória. A técnica de analise de conteúdo foi utilizada e as classes de análise foram determinadas a priori. Verificou-se que os sujeitos investigados acreditam que os conteúdos motores ou habilidades básicas do esporte devem ser enfatizados no processo de iniciação esportiva. A experiência de prática pessoal e a observação foram a fontes para a estruturação de suas aulas. Os sujeitos possuem um conhecimento pedagógico sobre o ensino dos esportes, obtidos a partir de um processo de modelação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude e do Esporte
É professor adjunto no Centro de Ciências da Saude e do Esporte da  Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua  na área do ensino da  Educação Física e esportes, principalmente na Pedagogia e Didática.  Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação  Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa  Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens  na Universidade do Porto (1999) e  Doutorado em Educação Fisica -  Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a  pedagogia do esporte.
Jeferson Rodrigues de Souza, cefid.udesc
Jeferson Rodrigues de Souza, Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, Laboratório de Pedagogia do Esporte e Educação Física-LAPEF
Vinicius Zeilmann Brasil, cefid.udesc
Vinicius Zeilmann Brasil, Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, Laboratório de Pedagogia do Esporte e Educação Física-LAPEF
Thais Emanuelli da Silva, cefid.udesc
Thais Emanuelli da Silva de Barros, Graduada em Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, Laboratório de Pedagogia do Esporte e Educação Física-LAPEF
Juarez Vieira do Nascimento, CDS.UFSC
Juarez Vieira do Nascimento, Doutor, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Centro de Desportos - CDS, Laboratório de Pedagogia do Esporte - LAPE,
Publicado
2014-07-30
Como Citar
1.
Ramos V, de Souza JR, Brasil VZ, da Silva TE, do Nascimento JV. As crenças sobre o ensino dos esportes na formação inicial em Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 30º de julho de 2014 [citado 11º de outubro de 2025];25(2):231-44. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22669
Seção
Artigos Originais