Satisfação com a imagem corporal em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física

  • Gaia Salvador Claumann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Érico Felden Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sthéfany Inácio Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Mateus Carmo Santos Faculdade de Tecnologia e Ciências
  • Alessandra Catarina Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Andreia Pelegrini Universidade do Estado de Santa Catarina

Abstract

Objetivou-se investigar a satisfação com a imagem corporal e os fatores associados em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física. Participaram 149 acadêmicos (88 rapazes e 61 moças) ingressantes em cursos de Educação Física de uma universidade pública de Florianópolis/SC. Foram coletadas informações sociodemográficas (sexo, idade, estado civil e nível econômico), antropométricas (massa corporal e estatura) e relacionadas à imagem corporal (escala de silhuetas). Observou-se elevada proporção de acadêmicos insatisfeitos com a imagem corporal (79,2%), havendo maior insatisfação pelo excesso de peso (53,0%). Os rapazes apontaram as silhuetas 4 e 5 como ideais (78,4%), enquanto as moças preferiram as silhuetas 3 e 4 (75,4%). As moças e os acadêmicos com excesso de peso apresentaram, respectivamente, três e 14 vezes mais chances de insatisfação pelo excesso de peso quando comparados aos rapazes e eutróficos. A maioria dos acadêmicos mostrou-se insatisfeita com a imagem corporal, havendo associação com sexo e status do peso.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Gaia Salvador Claumann, Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.
Published
2014-12-01
How to Cite
1.
Claumann GS, Pereira Érico F, Inácio S, Santos MC, Martins AC, Pelegrini A. Satisfação com a imagem corporal em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física. JPhysEduc [Internet]. 2014Dec.1 [cited 2025Sep.9];25(4):575-83. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23456
Section
Original Articles