Processo de formação esportiva: da identificação ao desenvolvimento de talentos esportivos

  • Alexandra Folle UFSC
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amândio Braga dos Santos Graça Faculdade de Desportos da Universidade do Porto

Abstract

O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática de artigos originais que abordam o processo de identificação e desenvolvimento de talentos esportivos. Para sua operacionalização foi realizada uma busca em bases indexadoras, com a utilização de equações de pesquisa. A análise dos 42 artigos, que atenderam aos critérios de inclusão no estudo, revelou a atualidade da temática, principalmente no cenário internacional. As pesquisas têm sido desenvolvidas por meio de delineamentos quantitativos e qualitativos, com predominância de desenhos retrospectivos. Além disso, a produção científica selecionada demonstrou maior preocupação dos investigadores em desvendar os fatores e os estágios de desenvolvimento da carreira esportiva, em detrimento dos fatores de identificação de talentos, evidenciando uma tendência no panorama científico em priorizar a investigação em torno dos fatores de treinamento e das influências sociais que contribuem para o processo de formação esportiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alexandra Folle, UFSC
Doutoranda em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina.
Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
Amândio Braga dos Santos Graça, Faculdade de Desportos da Universidade do Porto
Professor Doutor da Faculdade de Desportos da Universidade do Porto
Published
2015-04-20
How to Cite
1.
Folle A, Nascimento JV do, Graça AB dos S. Processo de formação esportiva: da identificação ao desenvolvimento de talentos esportivos. JPhysEduc [Internet]. 2015Apr.20 [cited 2025Oct.10];26(2):317-28. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23891
Section
Review Articles