Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras

  • Fábio Saraiva Flôres Universidade de Lisboa
  • Karla Mendonça Menezes Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Izabel Katzer Universidade Federal de Pelotas

Abstract

O estudo investigou a influência do foco de atenção na aprendizagem de crianças, em uma tarefa de equilíbrio dinâmico. Setenta e quatro crianças com média de idade de 8,03 anos participaram do estudo. A tarefa consistia no deslocamento do Pedalo® em um percurso de 7 metros, sem o uso de apoios. Os resultados mostraram que na aquisição, os meninos desempenharam melhor a tarefa (p=0,022). Nas fases de transferências, apenas a fase T2 apresentou diferença significativa (p=0,014), com desempenho melhor dos meninos e, em relação ao foco de atenção, o foco externo distante mostrou-se superior do que o grupo controle, em ambas as fases de transferência (p=0,034; p=0,018). Conclui-se que direcionar a atenção a certa distância do corpo, os meninos potencializam sua aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Fábio Saraiva Flôres, Universidade de Lisboa

Bacharel em Educação Física. Universidade Federal de Santa Maria.

Especialista em Educação Física Infantil e Anos Iniciais. Universidade Federal de Santa Maria.

Mestre em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas.

Doutorando em Motricidade Humana. Universidade de Lisboa.

Published
2016-03-29
How to Cite
1.
Flôres FS, Menezes KM, Katzer JI. Influências do sexo na atenção e na aprendizagem de habilidades motoras. JPhysEduc [Internet]. 2016Mar.29 [cited 2025Sep.27];27(1):e-2706. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27644
Section
Motor Behavior and Biomechanics