Práticas e representações da educação física escolar em diários de classe em Sinop - MT (1979-2009)

  • Claudemir Gomes da Cruz Faculdade de Sinop - FASIPE
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá, Mato Grosso
Palavras-chave: Educação física, Diários de classe, História

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar características das aulas de Educação Física da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, em Sinop, MT, registradas nos diários de classe entre o período de 1979 e 2009. Para tanto, realizou-se uma pesquisa histórica, do tipo documental, identificando as principais descrições nos diários de classe de turmas de Educação Física. Constatou-se que houve evolução no desenvolvimento das aulas, mas esta se apresentou em menor escala quando comparadas a evolução conceitual da área, visto que é notório o descompasso entre novos debates e propostas e o que ocorreu durante o período histórico estabelecido. Foi possível ainda, identificar fortes ranços tecnicistas nas práticas descritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudemir Gomes da Cruz, Faculdade de Sinop - FASIPE

Professor Mestre do Curso de Educação Física da FASIPE, Sinop, MT, Brasil.

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá, Mato Grosso
Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da UFMT, Cuiabá, MT, Brasil.
Publicado
2016-03-29
Como Citar
1.
Cruz CG da, Moreira EC. Práticas e representações da educação física escolar em diários de classe em Sinop - MT (1979-2009). JPhysEduc [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 6º de setembro de 2025];27(1):e-2705. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/28415
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais