A influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor de estudantes universitários

  • Simara Regina de Oliveira Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristiane Alves Martins Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lidiane Aparecida Fernandes
  • João Ribeiro Ventura de Oliveira
  • Tércio Apolinário-Souza
  • Guilherme Menezes Lage

Abstract

O presente estudo investigou a influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em dois dias distintos, cada um com uma condição específica: 1) com plateia (10 tentativas); 2) sem plateia (10 tentativas). Os 18 universitários de menor e maior desempenho foram divididos em dois grupos: prejudicado (GP) e beneficiado (GB). Nas análises de desempenho e escores de ansiedade-estado (IDATE), a ANOVA two way e pairwise identificaram interação entre grupo e condição, sendo GP com pior desempenho e maior IDATE e GB com melhor desempenho e sem alteração no IDATE na condição com plateia. Já na frequência cardíaca, não houve interação, porém efeito principal para o fator condição para ambos os grupos. Pode-se inferir que, a plateia influencia no desempenho sensoriomotor podendo ocorrer piora ou melhora a depender de características individuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Simara Regina de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH. Mestrado em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Franscico. Vinculada ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais –UFMG.
Published
2016-12-17
How to Cite
1.
Ribeiro SR de O, Martins CA, Fernandes LA, Oliveira JRV de, Apolinário-Souza T, Lage GM. A influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor de estudantes universitários. JPhysEduc [Internet]. 2016Dec.17 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2807. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29706
Section
Motor Behavior and Biomechanics